Conferência de Mobilidade Urbana de Palmas reúne representantes da sociedade e discute melhorias para o setor

Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana

Autor: Redação Sesmu | Publicado em 31 de maio de 2019 às 12:23

Evento tem participação gratuita e aberta ao público em geral

Com a proposta de discutir melhorias para mobilidade urbana da Capital, na tarde desta última quinta-feira, 30, autoridades e representantes da sociedade civil participaram da abertura da I Conferência de Mobilidade Urbana de Palmas, realizada no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

O evento é promovido pela prefeitura de Palmas, por meio do Conselho Municipal de Acessibilidade Mobilidade, Trânsito e Transporte (CMAMTT) com o intuito de chamar a sociedade para participar e contribuir com a proposta de um plano de mobilidade sustentável e mais acessível a todos os cidadãos.

A secretária de Segurança e Mobilidade Urbana, Wélere Gomes, desejou boas-vindas a todos que foram até ao local participar do evento. “É um prazer imenso ver um evento desta relevância acontecendo na nossa cidade. A população é parte fundamental e protagonista em um cenário de mobilidade inclusiva, portanto, precisa ser ouvida”, declarou a titular da Sesmu.

Ainda durante a cerimônia de abertura, o procurador do Ministério Público Estadual (MPE), José Maria da Silva Júnior, agradeceu a oportunidade de participar do evento, ao qual se referiu como um marco democrático de aprimoramento da mobilidade urbana. “Essa conferência é uma oportunidade de a população se reunir com os gestores para buscar soluções aos problemas de mobilidade da cidade, além de oportunizar a criação do Plano Municipal de Mobilidade Urbana“, disse o procurador.

De acordo com o Conselho Municipal de Acessibilidade Mobilidade, Trânsito e Transporte (CMAMTT), a partir desse encontro, serão obtidas informações que, posteriormente, constituirão um balanço do panorama atual da mobilidade no Brasil e em Palmas, que servirá de subsídio para a definição das futuras ações prioritárias, voltadas à mobilidade da Capital.

O presidente da entidade que sediou o evento, Silvan Portilho, explicou a importância da conferência para os comerciantes da Capital. “Para o comércio funcionar, o trânsito tem que funcionar bem, os trabalhadores dependem do transporte para chegarem ao trabalho. Um trânsito seguro implica em economia de recursos, uma vez que os acidentes geram altos custos anuais. Esperamos tirar dessa conferência ideias para melhorar o trânsito e garantir a segurança de todos”, afirmou o presidente da CDL.

Neste primeiro dia de evento, palestraram Tereza Herling, professora e arquiteta Urbanista e ex-secretária adjunta de Desenvolvimento Urbano da Cidade de São Paulo, e Lúcio Cavalcante membro do (CAU) Conselho Arquiteto e Urbanista do Tocantins.

Movimento Maio Amarelo

A conferência encerra as programações de conscientização da Campanha Nacional do Movimento Maio Amarelo, que este ano trouxe o tema: “No trânsito, o sentido é a vida” e a Sesmu, com o apoio dos diversos parceiros, promoveu durante o mês de maio ações de conscientização para alertar a população sobre os riscos e cuidados no trânsito para que, desta forma, ocorram cada vez menos acidentes.

A segunda etapa da conferência acontece nesta sexta-feira, 31, das 8 às 12 horas e no período vespertino das 14 às 18 horas. A participação é gratuita e aberta ao público.

Revisão e postagem: Iara Cruz