Conferência Municipal de Assistência Social reúne comunidade e profissionais da área em Palmas

Secretaria Municipal de Políticas Sociais e Igualdade Racial

Autor: Eliene Campelo | Publicado em 09 de agosto de 2023 às 10:49

Encontro continua nesta quarta, 9, com os debates dos eixos norteadores, votação das propostas e dos delegados que representarão Palmas nas etapas estadual e nacional

Com participação de entidades da sociedade civil, profissionais da Política de Assistência Social e servidores municipais, foram abertos nesta terça-feira, 8, os trabalhos da 12ª Conferência Municipal de Assistência Social de Palmas, no auditório do Núcleo de Atendimento Integrado (NAI). O encontro tem continuidade nesta quarta, 9, com os debates dos eixos norteadores, votação das propostas e dos delegados que representarão a cidade nas etapas estadual e nacional.

A conferência é realizada por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes), em parceria com o Conselho Municipal de Assistência Social. “Estamos aqui com o compromisso de defender como prioridade no Sistema Único de Assistência Social (SUAS), apontar novas possibilidades e acima de tudo reafirmar que esta é uma política feita por pessoas reais para o enfrentamento de situações reais, para zelar pela vida humana”, destacou a presidente do CMAS, Vilma Gomes.

A titular da Sedes, Adriana Aguiar, falou sobre a importância de momentos democráticos como as conferências. “Os debates, as proposições e as reflexões sobre os avanços, os desafios do SUAS enriquecem a construção das políticas públicas e aumentam as chances da tomada de decisões acertadas pelos gestores”, pontuou.

O estudante de Direito, Mikael Douglas Rufo, participa pela primeira vez de uma conferência municipal e diz que é possível ver que há muita representatividade nos grupos de trabalho. “Temos aqui pessoas idosas, LGBTQIAPN+, pessoas com deficiência, jovens, homens e mulheres de diversas raças e credos; isso é muito positivo com certeza”, disse.

A jornalista e representante do Conselho Estadual de Assistência Social, (Ceas) Maria do Carmo Ribeiro dos Santos, falou sobre o movimento pró-SUAS nos 139 municípios tocantinenses. “Nós, aqui presentes, somos pessoas de luta e, sempre que for necessário, nos faremos presentes, pois o SUAS que temos hoje é fruto de uma longa caminhada e deve ser defendido, reconstruído e fortalecido”, pontuou.

A Conferência contou com a participação da instituição assistencial Pequeno Cotolengo - Dom Orione e também dos estudantes da Associação de Pais e Amigos dos Especiais (APAE), Jay e Almi.