Confira a versatilidade e diversidade da produção cultural de Palmas na programação do Palmas Curte Arte em Casa

Fundação Cultural de Palmas

Autor: Samara Martins | Publicado em 03 de julho de 2020 às 19:57

Nesta sexta-feira, 03, estão sendo disponibilizados mais 10 projetos


Quem busca opções de lazer e diversão, em casa, tem nos projetos realizados para o ‘Palmas Curte Arte em Casa’, promovido pela Fundação Cultural de Palmas, um universo de possibilidades em todas as linguagens artísticas. Nesta sexta-feira, 03, estão sendo disponibilizados mais 10 projetos, entre oficinas, shows musicais, de dança e audiovisual que podem ser conferidos no site www.curtaspalmas.com.br .

 

Um dos destaques é o filme ‘Isolada com Elas’, de Érika Mariano, na qual a jovem diretora, produtora e roteirista interpreta várias versões de si mesma, os conflitos, dores e alegrias vividos durante o isolamento na quarentena.

 

“Isolada com elas era um roteiro que já tinha escrito no início da quarentena e o edital ‘Palmas Curte Arte em Casa’ foi à ferramenta fundamental pra impulsionar a concretização desse projeto. Vejo que a preocupação de contemplar os profissionais da área cultural, diretamente afetados pela paralisação do setor foi uma iniciativa de extrema importância para mim e para vários outros profissionais que conheço. Acredito que todos irão se identificar em algum ponto com alguma das personalidades do filme e de lá alguma risada vai sair”, afirma Érika Mariano.

 

 

Oficinas

 

 

Para o público infantil, a oficina ‘Palmas Kids na Cabaninha’ realizada por Luana Aires traz diversas opções de trabalhos artesanais para divertir e ensinar as crianças.  Já para que quer ser movimentar, a proposta é a oficina de dança ‘Samba Palmas’ do professor, Thiago dos Santos.

 

Já o veterano artista plástico tocantinense, Marcos Dutra, elaborou a oficina de Artes Visuais, ‘Cores do Cerrado’ em que apresenta um pouco do seu vasto conhecimento. Ainda para quem quer aprender arte, outra possibilidade é o ‘Workshop de Bateria’, realizado pelo músico Pedro Enus.

 

 

Música

 

Na música, a riqueza na diversidade rítmica e versatilidade de um músico é apresentado por Diego Castelo em ‘O Brasil ToCa Aqui’. O instrumental também se faz presente na harmonia do cavaco no projeto ‘Naquele Tempo...Naquela Mesa’ (Ivan Coelho). Já um dos ritmos que mais representa o Brasil, o Samba, foi a escolha de Júnior Sete Cordas, com seu ‘Batuque na Cozinha’ e de Hayla Menares com ‘Sambe em Casa’ e o processo de criação musical é apresentado com originalidade no projeto ‘MusicArte Caseira’ do músico Luiz Felipe Souza Pereira.

 

Para a cantora Hayla Menares, o ‘Palmas Curte Arte em Casa’ possibilitou aos artistas a adaptação ao digital e ampliação de possibilidades artísticas. “O Palmas Curte Arte em Casa veio realmente como um auxílio para os artistas locais e eu fico muito orgulhosa da Prefeitura de Palmas abraçar os artistas, vê a importância dos artistas. O projeto contempla não só financeiramente, mas abre outros horizontes paras os artistas, por possibilitar renovar a maneira de trabalhar, não ficar preso as apresentações físicas. Isso também difunde a arte palmense para todos os cantos”.

 

De acordo com a curadora do ‘Palmas Curte Arte em Casa’, Elisângela Dantas, a programação “é uma verdadeira vitrine de projetos. Em cada trabalho é possível perceber o quanto o artista palmense tem criatividade, versatilidade e sensibilidade. Os artistas não mediram esforços para apresentar de forma original sua arte e amor pela vocação”, afirmou.

 

Programação

 

Toda semana com novos projetos.

 

Isolada com Elas, Érika Mariano.

Sinopse: Um filme que retrata o cotidiano e as experiências de isolamento social de uma mulher com as várias versões de si mesma dentro de uma casa. Em sete versões a personagem mostra que é possível sobreviver durante o confinamento gerado pela pandemia do novo coronavírus (Covid19).

 

Palmas Kids na Cabaninha, Luana Aires Mayer.

Apresentação: Produção de oficinas infantis, com conteúdo lúdico, para a confecção de materiais recicláveis entre outros, com a finalidade de desenvolver o aspecto artístico principalmente para crianças.

 

 

Samba Palmas, Thiago dos Santos

A oficina de dança Samba Palmas visa estimular o corpo por meio dos movimentos da dança bem como o sentimento de alegria, a sensualidade e emoções que possam auxiliar nesses momentos de maior sensibilidade. A modalidade de dança escolhida foi o samba de gafieira por ser a especialidade do professor Thiago Santos.

 

Oficinas Cores do Cerrado, Marcos Ricardo Dutra

O artista plástico Marco Dutra apresenta nesta oficina três momentos das artes plásticas. Uma contextualização na prática para a produção de telas utilizando elementos da natureza como tinta.

 

Workshop de Bateria, Pedro Enus

Todo profissionalismo do músico e professor de bateria Pedro Enus que de uma forma didática explica o instrumento musical a ‘Bateria’ de uma forma simples e de fácil compreensão.

 

O Brasil ToCa Aqui, Diego Castelo

Apresentação de voz e violão do cantor Diego Castelo, na qual resgatar clássicos das diversas regiões do País, levando a música que toca quem está com saudade de sua terra natal, bem como dos residentes tocantinenses de Palmas. A apresentação vem rica em diversidade rítmica, de vocabulários, e um pouco de história sobre o contexto de cada música apresentada.

Naquele Tempo... Naquela Mesa, Ivan Coelho

Ivan do Cavaco, como é conhecido o músico Ivan Coelho, tem sua especialidade no samba e chorinho, no projeto apresenta uma releitura dos clássicos do chorinho como: Naquele Tempo, Naquela Mesa, Lamento,  Carinhoso, Noites Cariocas e Carioquinha. Os amantes do chorinho irão poder curtir o espetáculo de casa e com uma nova roupagem e com muita virtuosidade do instrumentista.

Batuque na Cozinha - Junior 07 Cordas

O músico Júnior 07 Cordas apresenta o seu novo projeto, Batuque na Cozinha em que por meio do samba, esse ritmo tipicamente brasileiro, convida o expectador a uma viagem pelo universo da música. No repertório, Beth Carvalho, Martinho da Vila, Jovelina Perola Negra, Clara Nunes, João Nogueira e Demônios da Garoa. A intenção é apresentar clássicos que irão agradar a todo mundo.

MusicArte Caseira, Luiz Felipe Souza Pereira

Uma produção musical e de vídeo criativa em que atua como compositor, músico, produtor musical e editor. O objetivo é mostrar o processo de criação ensinado ao público algumas ideias para criarem seus próprios produtos.

 

Sambe em Casa, Hayla Menares

Neste vídeo a cantora Hayla Menares propõe um repertório do samba, músicas que marcaram uma época e seguem marcando até hoje. A decisão da cantora foi contar um pouco e mostrar para o público as belezas desse ritmo tão brasileiro Além do samba, grandes nomes da MPB pra complementar o repertório e tentar levar toda a beleza da música brasileira.

 

 

 

Edição: Lorena Karlla