Confira funcionamento nos órgãos municipais no ponto facultativo e feriado da Sexta-feira da Paixão

Casa Civil do Município de Palmas

Autor: Lorena Karlla Mascarenhas / Edição: Denis Rocha | Publicado em 26 de março de 2024 às 06:48

Diário Oficial desta segunda, 25, trouxe a definição

Em decreto publicado no Diário Oficial do Município nesta segunda-feira, 25, a Prefeitura de Palmas estabeleceu o ponto facultativo na véspera do feriado de Sexta-feira da Paixão, época da ‘celebração da morte e ressurreição’ de Cristo, dentre os cristãos. Por isso, órgãos e repartições da administração municipal obedecerão a regime específico de funcionamento nas datas. 

Conforme o decreto “é facultativo o ponto nas repartições públicas da Administração Pública Municipal, direta e indireta, na data de 28 de março de 2024”, porém, a determinação não “se aplica aos serviços essenciais”. Assim, os serviços da Saúde, como as Unidades de Pronto Atendimento (Upas); Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu); Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD); os serviços de limpeza urbana, infraestrutura e iluminação pública; e as unidades educacionais da Rede Municipal de Ensino, por terem calendário escolar próprio, não seguem o ponto facultativo e funcionam normalmente. 

Também não obedecem ao ponto facultativo os conselhos tutelares e outros serviços de plantão social que seguem o regime de plantão. Assim como o transporte coletivo público urbano de passageiros de Palmas. 

 

Serviço 

Órgãos que podem seguir o decreto de ponto facultativo:

  • Secretarias; departamentos administrativos e demais atendimentos ao público que não seguem regime de plantão 

Órgãos e serviços que não seguem o decreto de ponto facultativo:

  • Saúde - Unidades de Pronto Atendimento (Upas), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD)
  • Limpeza Urbana, infraestrutura e iluminação pública
  • Unidades educacionais da Rede Municipal de Ensino (por adotarem calendário próprio)
  • Conselhos tutelares e plantão social 
  • Transporte coletivo público urbano de passageiros municipal