Conselheiros recebem planos de ação dos Centros de Referência de Assistência Social de Palmas

Secretaria do Desenvolvimento Social

Autor: Eliene Campelo | Publicado em 21 de fevereiro de 2020 às 09:39

Reunião do Cmas aconteceu na tarde dessa quinta-feira, 20

Em reunião realizada na tarde dessa quinta-feira, 20, cinco centros de Referência de Assistência Social (Cras) de Palmas apresentaram seus Planos de Ação 2020 para os membros do Conselho Municipal de Assistência (Cmas). A Capital conta com sete Cras em funcionamento e duas unidades optaram por apresentar seus planejamentos na próxima reunião do Cmas agendada para o dia 05 de março.

 

Cada centro de referência trouxe uma apresentação com os objetivos, ações, programas e serviços a serem realizados durante todo o ano. “É muito importante esse momento ouvindo os servidores, seus desafios, seus planos, pois eles trazem para nós, conselheiros, os dados, os fatos, a vivência diária e as referências para que possamos atuar com precisão na fiscalização do serviço ofertado à comunidade”, explicou a vice-presidente do Cmas, Marluce Albuquerque, que presidiu a reunião.

 

A pedagoga Marisa Reis falou da importância das parcerias com escolas e centros de saúde que funcionam nas áreas de abrangência dos Cras. “Temos diversas ações em parceria com profissionais da educação e da saúde atuando assim de forma integrada às famílias que são atendidas pelas nossas equipes. Em 2020 esperamos dar continuidade a estas parcerias e fortalecê-las ainda mais”, explicou a técnica.

 

Cras


Os centros de Referência de Assistência Social (Cras) são responsáveis pela oferta de serviços da Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social para pessoas que estejam em vulnerabilidade e/ou risco social. Dentre as ações apresentadas estão o acompanhamento familiar, fortalecimento de vínculos, oferta de cursos/capacitações, ações comunitárias e acolhida particularizada, etc.