Conselho Municipal de Saúde finaliza fase de pré-conferências com a participação da comunidade neste fim de semana

Secretaria da Saúde

Autor: Redação Semus | Publicado em 14 de março de 2019 às 09:26

As propostas colhidas serão levadas para a Conferência Municipal que acontece nos dias 26 e 27 de março

As duas últimas pré-conferências que antecedem a XI Conferência Municipal de Saúde serão realizadas nesta sexta e sábado, 15 e 16, com a participação da sociedade, membros do Conselho Municipal de Saúde (CMS) e trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo é colher propostas a serem debatidas nas conferências municipal, estadual e nacional que têm uma temática única “Democracia e Saúde”.

 

Nesta sexta, 15, das 8 às 12 horas, o debate será realizado na Escola de Tempo Integral Padre Josimo Tavares, localizada na ACSU-NO 40, tendo como área de abrangência as quadras atendidas pelos Centros de Saúde da Comunidade José Luiz Otaviani (Arno 33), Arno 71, Arno 41, Arno 42, Arne 53 e Arne 64.

 

Já no sábado, 16, durante toda a manhã, as discussões se concentram no Parque da Pessoa Idosa Francisco Xavier de Oliveira, na Avenida LO-09 (antiga pista do aeroporto) abrangendo os moradores das quadras atendidas pelo CSCs da Arse 13, Loiane Moreno (Arse 24), Francisco Júnior (Arso 41), Arse 75, Arse 82, Professora Isabel Auler (Arso 23) e Walterly Wagner (Taquaruçu Grande).

 

Durante os encontros, três eixos temáticos permeiam o debate: Saúde como direito focando no controle social na garantia desse direito; Consolidação do SUS que busca reafirmar, entre outros princípios do SUS, a universalidade, equidade, integralidade e participação social; e o Financiamento do SUS que busca combater o subfinanciamento ou investimentos precários, de forma a garantir acesso aos serviços de saúde a todos.

 

Tanto as pré-conferências quanto à conferência são organizadas pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS) e contam com o apoio e parceria da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp).

 

“Durante a semana fazemos mobilizações junto aos centros de saúde, associação de moradores, sindicatos, ONGs, assentamentos. São várias equipes se mobilizando em várias regiões”, ressalta o presidente do CMS, Antônio Saraiva.

 

O secretário de Saúde, Daniel Borini, reforça que a participação da comunidade é muito importante. “A proposta do SUS sempre foi uma gestão conjunta com a sociedade e cada vez mais se faz necessário essa participação nesses espaços de debates para assegurar as políticas públicas que realmente são importantes para a comunidade”, destaca.

 

A XI Conferência Municipal de Saúde que acontecerá nos dias 26 e 27 março, no auditório do Centro Universitário Integrado de Cultura, Ciência e Arte da Universidade Federal do Tocantins (Cuica/UFT).

 

Serviço

 

15/03 - 4ª Pré-Conferência na ETI Padre Josimo - das 8 às 12 horas

16/03 - 5ª Pré-Conferência no Parque da Pessoa Idosa Francisco Xavier de Oliveira - das 8 às 12 horas

26 e 27/03 - XI Conferência Municipal de Saúde - Cuica/UFT

 

 



Revisão e postagem: Iara Cruz