Conselho Municipal de Segurança Alimentar de Palmas participa de Banquetaço na Estação Apinajé

Secretaria Municipal de Políticas Sociais e Igualdade Racial

Autor: Eliene Campelo | Publicado em 28 de fevereiro de 2023 às 07:20

Foram servidos alimentos saudáveis doados por agricultores familiares e entidades que defendem segurança alimentar e nutricional

Quem passou pela Estação Apinajé nesta segunda-feira, 27, ao meio dia, foi convidado a participar de uma refeição coletiva, colorida e cheia de nutrientes. Trata-se do ‘Banquetaço’ que foi promovido em comemoração ao retorno do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) que deve ser formalizado pelo Governo Federal nesta terça-feira, 28.

O evento foi organizado pelo coletivo formado pelo Consea Municipal, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e outros. O tema da ação é: Banquetaço 2023 | O Consea voltou! | Um prato cheio de justiça social.

“A luta por uma alimentação digna, é de todos nós. O Consea Palmas nunca parou e está pronto para seguir atuante, juntamente com os núcleos estadual e nacional na formulação de políticas públicas de combate à fome e por uma alimentação mais saudável para todos”, destacou o presidente da entidade, Felipe Coelho.

A professora Keile Aparecida Beraldo, que representa a UFT no Conselho de Segurança Alimentar do Estado, falou sobre a articulação com os diversos movimentos sociais na defesa do direito humano à alimentação. “Nós estamos aqui hoje para chamar a atenção da comunidade sobre a importância do retorno do Consea Federal que vai nortear as ações nos estados e municípios em defesa da segurança alimentar. E também trouxemos como parceiros, os agricultores familiares com os alimentos naturais, saudáveis e os movimentos sociais, pois são comprometidos com essa luta”, explicou.

O coletivo

‘Banquetaço’ é um coletivo de ação direta, formado pela sociedade civil organizada, para fortalecer a defesa do direito humano à alimentação adequada e saudável. Ações coordenadas de iniciativas diversas são realizadas por meio da ação coletiva e se manifestam por meio de banquetes públicos e intervenções sempre visando sensibilizar a sociedade sobre a importância da comida – no campo e na cidade.