Construção civil é retomada em Palmas com assinatura de ordem de serviços das obras da CAF no Taquari

Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos

Autor: Georgethe Pinheiro | Publicado em 24 de abril de 2020 às 12:26

Trabalhos devem começar nos próximos 15 dias; flexibilização das medidas de isolamento foi autorizada pelo Decreto 1880, de 17 de abril

Aos poucos a Prefeitura de Palmas está se organizando para que o município possa retomar suas atividades econômicas. E essa volta inicia pela flexibilização do setor da construção civil. Na última sexta-feira, 17, a prefeita Cinthia Ribeiro editou o Decreto 1880, publicado na edição 2.473 do Diário Oficial do Município (DOM).

O decreto autoriza a reabertura de lojas de material de construção e o retorno dos trabalhos em canteiros de obras pelas empresas instaladas na Capital, desde que observem as regras de isolamento social e higiene individual e coletiva.

De acordo com o secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Antônio Trabulsi, o Município está organizando o reinício das obras que serão executadas com recursos do empréstimo internacional da Cooperação Andina de Fomento (CAF), que prevê obras estruturantes e serviços em toda a Capital.

Segundo informações da prefeita Cinthia, neste primeiro momento serão iniciadas as obras no setor Taquari, nas quadras T-20 e T-21, cuja licitação foi vencida pela empresa Construtora Ibiza e o lote quatro, composto pelas quadras T-30, T-31, T-32, T-33, que serão executadas pela Construtora Caiapó empresa vencedora do certame.

“Deixei pra assinar a ordem de serviço do Taquari por último, na expectativa de fazer esse gesto junto com a população local, que tanto espera por essa obra. No entanto, a pandemia do coronavírus não permite que possamos celebrar esse momento juntos, mas isso não inviabiliza a execução de obra. Então é com grande alegria que autorizo o início da obra e com fé em Deus, vamos sair juntos dessa pandemia e entregar a obra junto com o povo do Taquari”, afirmou a prefeita Cinthia Ribeiro ao assinar a ordem de serviço, na noite desta quinta-feira, 23.

Também serão retomadas as obras de pavimentação, requalificação e urbanização das quadras Arnes 54 e 64, ASR-SE 25, Arse 85 e Avenida NS-10, que já tinham ordens de serviços assinadas, porém estavam em ritmo lento, desde a edição do estado de calamidade pública em Palmas. “Estavam sendo realizados poucos serviços a exemplo da topografia”, explica o secretário.

Segundo explicou o secretário, nos primeiros 15 dias as empresas devem se adequar ao plano de contingenciamento, providenciando Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) como máscaras, luvas e capacetes; instalação de estruturas para higienização pessoal – pias para lavar as mãos, com disponibilização de sabão, e álcool gel.

“As empresas também precisam realizar os trâmites burocráticos e administrativos, como entrevistas e contratação de pessoal para execução das obras”, disse Trabulsi, acrescentando que ainda tem a questão das chuvas, que têm sido fortes neste mês, o que impede condições adequadas para construção civil.