Construção de núcleo voltado ao atendimento socioeducativo em Palmas avança

Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos

Autor: Juliana Matos | Publicado em 21 de março de 2022 às 12:35

Obra já tem 93% do projeto executado; NAI será serviço inédito no Estado com gestão do Município de Palmas e trabalho articulado com parceiros

O Núcleo de Atendimento Integrado (NAI), serviço inédito em Palmas, está na etapa final da construção de sua sede própria. Segundo a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp), 93% da obra está executada. Está em andamento, atualmente, serviços de acabamento. A previsão é de que toda a obra seja concluída até o final deste semestre.

No Bloco Atendimento, por exemplo, estão em curso a instalação de portais, de condensadores para ar condicionado, a preparação das tubulações de incêndio, montagem da estrutura metálica da cobertura da rampa e o polimento da granitina.  No Bloco Socioeducativo, outros serviços estão em execução, entre eles, a instalação das portas dos alojamentos, montagem do forro e reboco da laje.

Conforme já anunciado, o futuro NAI será gerido pela Prefeitura de Palmas e prestará atendimento especializado e articulado com Ministério Público Estadual, Defensoria Pública Estadual, Poder Judiciário, Conselho Tutelar, Segurança Pública (por meio das Polícias Civil e Militar e Guarda Metropolitana), serviços de Saúde, Desenvolvimento Social, Educação, Esporte e Cultura e outros parceiros necessários ao acolhimento e direcionamento  de adolescentes em conflito com a lei. Todos estes serviços atuarão com um protocolo de cooperação para que procedimentos essenciais para maior garantia da qualidade do atendimento dentro do NAI.

Sede planejada

A obra prevê quatro blocos com espaços planejados para acolhida de adolescentes em conflito com a lei e seus familiares, salas de espera, salas para atendimento técnico que envolva serviço social, de Justiça, psicologia e saúde, dormitórios provisórios, refeitórios e auditório. Prédio fica localizado na Avenida NS-02 Quadra ACSE 80 (802 Sul).

O principal benefício de um espaço centralizado de acolhimento e atendimento de menores em conflito com a lei está no atendimento ágil e abrangente ao adolescente e às familiares com auxílio de serviços parceiros necessários à completa assistência ao adolescente e sua família em espaços curtos de tempo para respostas essenciais.

Leia mais: Avenida NS-03: concluída instalação de blocos de concreto no córrego Sussuapara