Contra o Aedes Aegypti, órgãos municipais de Palmas inspecionam quadra da região sul

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Semus | Publicado em 27 de maio de 2022 às 17:02

Executada pela Semus, por meio da UVCZ e Visa Municipal e apoio de Fiscais de Postura, a ação ocorreu na manhã desta sexta, 27, na região da quadra ASR-SE 75 (712 Sul)

Em ação contra o mosquito Aedes aegypti, comércios, ferros velhos e residências da  ASR-SE 75 (712 Sul) e quadras próximas foram inspecionados pela Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ) e Vigilância Sanitária Municipal (Visa). Organizada pela Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus) e planejada pela equipe da UVCZ a partir de levantamento efetuado pelos agentes de controle de endemias, a ação ocorreu na manhã desta sexta-feira, 27, e teve o apoio dos Fiscais de Postura da Capital.

Durante as vistorias, a empresária e proprietária do Ferro Velho do César, na ASR-SE 85 (812 Sul), Juliana Zafani, relatou que recebe periodicamente a visita dos agentes de endemias e fiscais. Segundo ela, mesmo tendo cuidado de evitar acúmulo de água no estabelecimento, acabou contraindo chikungunya em janeiro deste ano. “Sempre busco conscientizar as pessoas sobre os perigos do Aedes e, mesmo tendo cuidados, tive chikungunya”, disse Juliana, acrescentando que ainda hoje sente dores pelo corpo e continua com alguns movimentos travados. 

As inspeções realizadas nesta sexta-feira, conforme explica a coordenadora técnica de controle vetorial da UVCZ da Semus, Lara Betânia Melo Pires Araújo, integram a série de ações que estão sendo executadas em toda a Capital para reduzir a proliferação do Aedes aegypti. Segundo ela, nesta semana foram feitos ingressos forçados, visitas domiciliares e palestras em unidades escolares, entre outras abordagens. “Porém, enfatizamos, que só com a participação efetiva da população é que teremos sucesso no combate ao Aedes”, disse Lara Betânia, ao reforçar que uma vistoria de 10 minutos por semana no quintal é suficiente para prevenir a presença do mosquito. 

Sobre a vistoria, a inspetora da Visa Municipal, Silvana Teixeira, essas ações,  além de ajudar a eliminar criadouros do mosquito da dengue, servem como uma importante ferramenta para conscientizar a população sobre prevenção e cuidados com o Aedes, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika. 


Como prevenir?

De acordo com especialistas da Vigilância Epidemiológica, a principal forma de prevenção é acabar com o mosquito, mantendo o domicílio sempre limpo e eliminando os possíveis criadouros (recipientes com água parada). Especial atenção deve ser dada às calhas (que não devem estar obstruídas, pois acumulam água e podem virar criadouro de mosquito); caixas d água (que devem estar sempre bem fechadas); ralos (devem ter tela); e ainda, recipientes como garrafas, potes, vasos de plantas e outros que possam acumular água.

Outras medidas podem ajudar, embora sejam menos importantes que o controle do ambiente: roupas que minimizem a exposição da pele durante o dia, quando os mosquitos são mais ativos, proporciona alguma proteção às picadas e podem ser adotadas principalmente durante surtos. Repelentes podem ser usados, seguindo as instruções do rótulo, mas têm ação limitada. Mosquiteiros proporcionam boa proteção para aqueles que dormem durante o dia, a exemplo dos bebês, pessoas acamadas e trabalhadores noturnos.