Contribuinte aprova Refis Palmas 2021

Secretaria Municipal de Finanças

Autor: Redação Secom | Publicado em 21 de dezembro de 2021 às 11:17

Pesquisa realizada pelo Instituo Lucro Ativo aponta a aprovação do Refis em mais de 90% e o otimismo dos empresários com o crescimento econômico em 2022

Uma pesquisa realizada pelo Instituo Lucro Ativo aponta que o Mutirão de Renegociação Fiscal (Refis 2021) da Prefeitura de Palmas, prorrogado até o dia 29 de dezembro, tem aprovação de mais de 90% do contribuinte municipal. A pesquisa entrevistou 1.196 pessoas entre 15 de novembro e 03 de dezembro no Parque do Povo, onde funcionou a estrutura montada exclusivamente para atender aos contribuintes interessados em negociar débitos tributários com o município. Diante da grande procura, a Prefeitura prorrogou o Refis, com atendimento on-line ou nas unidades do Resolve Palmas.

De acordo com a pesquisa, 92,56% dos entrevistados atribuíram notas de oito a dez para o atendimento que receberam para renegociar os débitos, sendo que desses, 71,49% deram nota 10. A pesquisa também apontou que 95,15% recomendariam o Refis para outros contribuintes com base no atendimento e nas condições apresentadas.

A aprovação das condições de negociação também alcançou elevado índice. Mais de 85% dos entrevistados avaliaram as condições como ótimas (46,99%) ou boas (38,46%). Outros 11,29% consideraram regulares, e apenas 3,18% avaliaram as condições como ruins. A Secretaria Municipal de Finanças da Prefeitura de Palmas informou que, até o último dia 17, já haviam sido negociados R$ 110 milhões no Refis, dos quais R$ 33 milhões referentes a pagamento à vista ou primeira parcela. Dentre os pesquisados, 59% responderam que parcelaram os débitos e 41% pagaram à vista, beneficiando-se dos descontos que chegam a 100% sobre juros e multas.

Para a prefeita Cinthia Ribeiro, a pandemia trouxe impacto econômico para o setor produtivo, e em vários momentos o poder público municipal atuou para minimizar essa situação, a exemplo de quando facilitou o acesso a alvarás de funcionamentos, condições facilitadas para recolhimento de tributos municipais, e agora, o Refis, que deu condições de adimplência para os contribuintes. “Além de ser uma oportunidade para ficar em dia com suas contas, vale ressaltar que esse dinheiro retorna ao cidadão na forma de serviços e investimentos”, destaca a prefeita.

Otimismo

A pesquisa revela que a pandemia afetou muito as finanças de 61% dos entrevistados, enquanto para 25% afetou pouco. Outros 8% declararam que não sofreram impacto com a pandemia, e para 6% as finanças melhoraram. Apesar da pandemia do novo coronavírus, que já vai completar dois anos, o otimismo predomina entre os entrevistados, visto que 77% acreditam que a economia em Palmas vai melhorar em 2022, e 17% acham que vai continuar como está.

Outro ponto da pesquisa que indica a credibilidade da economia da cidade de Palmas é que 58% dos entrevistados declararam a intenção de manter o quadro de funcionários, e 30% pretendem fazer novas contratações. Apenas 5% disseram que a empresa está mais próxima de fazer demissões.

Perfil

Dentre os entrevistados, 54% declararam ser empresários há mais de 10 anos; 31% disseram estar no ramo entre nove e dez anos, e 12% disseram ter entre seis e oito anos de atividade. Segundo 26%, a empresa tem entre três e cinco funcionários; 24% declararam ter entre um e dois empregados; 22% são microempreendedores individuais e 17% disseram ter entre seis e dez funcionários.

As atividades mais declaradas na pesquisa foram construção civil (17%), vendas em geral (11%), contabilidade e estética (10%), imobiliária, alimentação e mecânica (7%), advocacia (4), roupas e calçados (3%), saúde (2%), vestuário (1%) e outras atividades (20%).

Do universo de entrevistados (1.196 pessoas), 54,26% são do sexo masculino e 45,74% são mulheres. A faixa etária predominante é de 35 a 44 anos (40%), seguida de 25 a 34 anos (31%), 45 a 59 anos (18%) e 21 a 24 anos (11%). Segundo a pesquisa, 41% declararam ter ensino superior completo; 33% disseram ter o segundo grau completo e 16%, superior incompleto.