Contribuintes têm até quinta, 27 para regularizarem débitos com o IPTU e garantirem descontos para 2019

Secretaria Municipal de Finanças

Autor: Georgethe Pinheiro | Publicado em 26 de dezembro de 2018 às 17:03

A Secretaria Municipal de Finanças alerta que o desconto de 10% significa uma boa economia para o cidadão nas contas de início de ano

Termina nesta quinta-feira, 27, o prazo para os contribuintes quitarem débitos com o IPTU, para garantir descontos de 10% no tributo em 2019. A recomendação da Secretaria Municipal de Finanças é que o cidadão procure uma unidade do Resolve Palmas, ou o site da Prefeitura – www.palmas.to.gov.br – na aba portal do contribuinte, para emitir uma certidão de nada consta ou, verificar a existência de possíveis débitos e quitá-los.

O pagamento deve ser efetuado até esta quinta-feira, para dar tempo de quitar antes do encerramento de exercício 2018 do sistema bancário e ainda para que haja tempo hábil para baixa no sistema de tributação do município. “São 10% de desconto, o que pode representar uma boa economia para o cidadão, por isso é importante fazer logo a verificação e garantir a adimplência”, alerta o secretário executivo de Finanças Rogério Ramos.

O imposto, segundo previsto no Código Tributário de Palmas, pode ser parcelado em até dez vezes iguais, ou ter acesso aos descontos, não cumulativos de 10% para pagamento à vista, até o vencimento, ou no caso do contribuinte estiver adimplente.

Para 2019, a Prefeitura aplicou sobre o valor do tributo, apenas a variação do Índice de Preços ao Consumidor (IPCA) dos últimos 12 meses, que foi de 4%. Com isso, na sua grande maioria o valor do IPTU em 2019 será o mesmo do ano anterior ou até menor, dependendo do padrão construtivo da edificação e a zona onde o imóvel está inserido.

Vale destacar que será mantida a isenção para 19.200 contribuintes com menos valor do IPTU apurado.

Edição e postagem: Lorena Karlla