Coral Municipal de Palmas apresenta o tradicional Concerto de Gala com 'Música para Ouvir'

Fundação Cultural de Palmas

Autor: Redação FCP | Publicado em 06 de dezembro de 2023 às 13:01

Grupo fará apresentação durante programação do Natal Cidade Encantada

O Coral Municipal de Palmas proporcionou uma noite especial para quem gosta de música clássica. Com o objetivo de criar repertório e incentivar o público a contemplar o melhor do gênero, é que foi concebido o concerto 'Música para Ouvir'. O evento aconteceu nessa terça-feira, 5, no Anfiteatro do Centro de Convenções Arnaud Rodrigues.

O Concerto 'Música para Ouvir', segundo a  Maestrina Renate Stephanes, tem como intuito incentivar as pessoas a voltarem a apreciar a música de forma aprofundada. “A escolha do repertório clássico é justamente para instigar as pessoas a ouvirem os detalhes musicais sutis tanto na harmonia, quanto na melodia, na composição em si, nas nuances de interpretação.” 

O servidor público, Marco Aurélio, estava na plateia e falou sobre a experiência. “Eu sempre gosto de prestigiar essas apresentações culturais, ainda mais voltado para música clássica e erudita. Eu sou de São Paulo e lá eu tinha o hábito de assistir e ouvir. Aqui em Palmas, o Coral Municipal nos proporciona a mesma qualidade musical que nós temos nos grandes centros. Especialmente o que foi visto hoje estava impecável, muito bem diversificado, bem afinado, a contextualização das músicas ajudou a ficar mais rica a apresentação”, disse Marco. 

O Coral apresentará o Concerto durante a programação do Natal Cidade Encantada, no dia 10 deste mês, às 20h30, no Parque das Artes do Espaço Cultural José Gomes Sobrinho. A entrada é franca.

 

Fundação

Fundado em 1993, o Coral Municipal de Palmas é um projeto do Programa Centro de Ensino e Treinamento Artístico, desenvolvido pela Prefeitura Municipal, por meio da Fundação Cultural de Palmas (FCP). Atualmente, com 40 coralistas, tem como principal objetivo a divulgação da música popular, folclórica e regional brasileiras, por meio de arranjos específicos para coro a capela, mantendo sempre excelência e qualidade na performance vocal e interpretativa. Está sob a regência da maestrina, Renate Stephanes, desde agosto de 2015.

 

REPERTÓRIO
1.    Tres Epitafios – Rodolfo Halffner - Para la Sepultura de Dom Quijote; Para la Sepultura de Dulcinea e Para la Sepultura de Sancho Panza
2.    Esto les Digo – Kinley Lange
3.    Ave Verum – W.A.Mozart
4.   Jubilate Deo – Jay Althouse
5.   Uirapurú – Waldemar Henrique  -  arr. Renate Stephanes
6.   Vedi! Le fosche notturne spolgie - Coros dos Ciganos  - (Ópera Il Trovatore) – Giuseppe Verdi
7.   Halleluyah (Messiah) – George Frideric Haendel

Texto: redação FCP

Edição: Secom