Coronavírus: Semus disponibiliza atendimento telefônico para tirar dúvidas da população

Secretaria da Saúde

Autor: Redação Semus | Publicado em 19 de março de 2020 às 18:04

Serviço estará disponível de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas 

A Secretaria Municipal da Saúde (Semus) ativou nesta quinta-feira, 19, o serviço de atendimento telefônico “Disque Coronavírus Palmas” com o objetivo de esclarecer as dúvidas da população sobre a pandemia mundial. Os números disponíveis para receber as ligações são (63) 3218-5643 e 3218-5458. 



Os atendimentos serão realizados de segunda a sexta-feira, no períodos de 7 às 19 horas. Os profissionais da Semus estarão à disposição para informar a respeito dos sinais e sintomas da Covid-19, orientar sobre quando as pessoas devem procurar os serviços de saúde e receber notificações de casos suspeitos de infecção pelo vírus.



Disque Saúde 136



O Ministério da Saúde também oferece atendimento via telefone em todo o território nacional por meio do Disque Saúde 136, esclarecendo acerca do coronavírus e de outros assuntos relacionados à área da saúde.



Outra maneira de sanar dúvidas e adquirir informações confiáveis é através do aplicativo ‘Coronavírus SUS’, também disponibilizado pelo Ministério da Saúde nos serviços de download App Store e Play Store.



Quando procurar a unidade de saúde? 



A Diretora de Vigilância em Saúde de Palmas, Marta Malheiros, esclarece que em um quadro leve, apresentando coriza e mal-estar, não é necessário ir à unidade de saúde. Mas se tiver febre, tosse, associadas ao contato com uma pessoa infectada ou histórico de viagem para locais onde há casos confirmados do Covid-19, deve-se procurar um Centro de Saúde da Comunidade para avaliação clínica. Levando em conta o mesmo quadro, incluindo falta de ar, a pessoa deve ir a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) rapidamente.