Corredores da Semus ganham vida com exposição de arte, enfeites e cartazes

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Redação Semus | Publicado em 26 de setembro de 2022 às 15:02

Movimento faz parte das atividades alusivas ao Setembro Amarelo realizadas pela Coordenação de Saúde Mental

No mês em que se enfatiza a discussão sobre prevenção ao suicídio, os corredores da Secretaria Municipal da Saúde (Semus) ganharam vida. Toda a sede foi enfeitada com balões e fitas amarelas, acompanhados de cartazes informativos sobre mitos a respeito do suicídio e uma exposição artística feitas pelos pacientes do Centro de Atenção Psicossocial (Caps).

De acordo com a coordenadora de Saúde Mental da Semus, Laís Mitt, as terapias são associadas a olhar o paciente como um todo e a arte é uma forma de tratar e cuidar da mente sem que seja falado sobre a dor vivenciada. “Os trabalhos manuais e as artes terapêuticas são um suporte para dar continuidade ao tratamento, é nesse momento que eles conseguem mostrar quem eles são e se realizarem de alguma forma”, comenta.

O servidor da Semus, Lucas Godinho, gostou dos trabalhos feitos pelos pacientes do Caps. “Só quem tem alguém na família com depressão sabe como é bonito ver a pessoa se abrindo e se permitindo viver, seja na arte, no esporte ou em qualquer outro meio em que ela se sinta bem”. O irmão dele tinha depressão e conseguiu se curar com o auxílio do esporte.

Segundo Laís, outro intuito ao fazer a exposição artística foi incentivar os servidores que têm interesse em praticar um hobby ou que desejam extravasar as emoções de outra forma aderirem ao movimento. “A gente quer que as pessoas utilizem a arte, seja ela qual for, pode ser dança, música, pintura, crochê, culinária, confeitaria, decoração”, disse.

Ela ainda reforça que a Coordenação de Saúde Mental está programando uma mostra artística para a semana do servidor, em outubro. A ideia é observar o olhar do outro durante as apresentações, mas também garantir que os servidores reflitam e cuidem da saúde mental individual.