Costureiras das Usinas da Moda atendidas pela Prefeitura de Palmas mostram a qualidade de seus produtos em desfile realizado na sexta-feira, 28

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Emprego

Autor: Eliene Campelo | Publicado em 29 de junho de 2019 às 12:46

Evento demonstrou a qualidade e diversidade dos produtos comercializados no Rodoshopping

Cerca de trinta modelos desfilaram numa passarela montada na entrada do Rodoshopping de Palmas com trajes de festa, roupas infantis, uniformes esportivos e moda praia na noite desta sexta-feira, 28 num evento realizado pelos lojistas e costureiras que atuam no local. Entre as peças do desfile estão itens produzidos por participantes das cinco Usinas da Moda que contam com apoio técnico do Projeto Desenvolve Palmas da Prefeitura de Palmas. A secretária de Desenvolvimento Econômico e Emprego (Sedem), Adriana de Almeida, estava presente no evento e falou sobre a importância da iniciativa dos lojistas e das Usinas da Moda coordenadas pela Sedem.

“Esta é uma ótima iniciativa para divulgar o trabalho de cada empreendedor que atua aqui no Rodoshopping e também divulgar os produtos que a comunidade pode encontrar aqui na hora de decidir onde comprar. Eles mostraram com muita qualidade a variedade de produtos que ofertam no local, como por exemplo as bolsas, brinquedos, importados e as confecções”, frisou Adriana de Almeida.

A gestora também falou com os presentes que irá se reunir com os lojistas e demais empreendedores do local para levantar as principais demandas do grupo. “Vamos conversar e planejar uma forma de realizar mudanças e melhorias no Rodoshopping para melhor atender aos clientes e também aos trabalhadores que atuam aqui”,  disse Adriana.

As Usinas da Moda foram criadas em 2018 por meio do projeto Desenvolve Palmas gerido pela Sedem e que conta com recursos do Governo Federal por meio do Ministério do Trabalho e Emprego e Secretaria Nacional de Economia Solidária com o objetivo de fomentar e fortalecer iniciativas de economia solidária na Capital.

Nas Usinas da Moda os empreendedores recebem assistência técnica na formalização de seus empreendimentos, capacitação, microcrédito, assessoria na divulgação e na participação de eventos voltados para moda em geral. Palmas conta hoje com cinco estabelecimentos denominados Usina da Moda instalados no Rodoshopping, Jardim Taquari, setor Santa Fé e na Arno 61. Ao todo 36 máquinas de costura foram cedidas pelo Projeto sendo oito para cada usina.

Atualmente 25 costureiras produzem nos polos Usina da Moda peças como jalecos, lençóis, toalhas, uniformes esportivos e escolares e confecções para casa como tapetes, toalhas de mesa, guardanapos e outros. Além de atenderem demandas locais de suas comunidades, estas usinas também atendem grandes empresas como hotéis e hospitais da cidade.

A costureira Natividade Macedo Ramalho de 68 anos participa do projeto Usina da Moda do setor Santa Fé e conta que a partir do momento que passou a integrar o grupo sua vida mudou para melhor. “Eu estou muito feliz em ver meus produtos aqui neste desfile. Eu sempre digo que o projeto Usina da Moda veio para nos fortalecer e capacitar ainda mais. Foi uma transformação. Antes eu tinha só duas máquinas e fazia poucas peças por mês, agora são oito máquinas no nosso ateliê e conto com a ajuda de mais três costureiras para dar conta das encomendas”, comemora dona Natividade.

Desenvolve Palmas

De acordo com técnicos da Sedem, atualmente o projeto Desenvolve Palmas alcança 110 pessoas tanto nas usinas de moda como em núcleos de artesanato, produção de cerâmica, criação de peixes e outros segmentos. Interessados em participar do programa podem se cadastrar no Desenvolve Palmas com empreendimentos, como cooperativas de recicláveis, artesãos, horticultores, piscicultores, dentre outros.

Após o cadastro os empreendedores serão visitados pelos técnicos do programa que irão atuar com assessoria técnica multidisciplinar sobre legislação e regulamentação, capacitação, aperfeiçoamento de produtos e comercialização