Covid-19: mais de 960 pessoas já foram testadas no mutirão que segue até sexta, 16

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Redação Semus/ Edição: Lorena Karlla | Publicado em 15 de abril de 2021 às 18:01

Resultados dos testes rápidos saem em torno de 20 minutos e indicam diagnósticos do tipo IgM e IgG

Cidadãos da região Norte de Palmas interessados em realizar o teste da Covid-19 devem procurar, nesta sexta-feira, 16, das 8h30 às 12h30, a Alameda Nilo Alves, Quadra 08, Lote 05, Comercial Cerrados, no setor Sonho Meu. A ação de testagem, que ocorre desde segunda-feira, 9, na Capital, já realizou 961 exames. Somente na manhã desta quinta-feira, 15, a Semus fez a testagem de 368 pessoas que compareceram à Feira Coberta da Arno 33 (307 Norte).


Os resultados dos testes rápidos saem em torno de 20 minutos e indicam ou IgM positivo, que confirma presença ativa do vírus, ou IgG positivo, indicador de memória imunológica sobre contato anterior ao vírus.


Com o resultado em mãos, os casos ativos identificados são encaminhados à unidade sentinela mais próxima para notificação, realização de segundo teste comprobatório (Swab ou sorológico), prescrição médica se necessário e recebe o termo de isolamento e atestado médico.


A testagem tem como objetivo fazer o rastreamento precoce de casos de Covid-19 na comunidade em pacientes assintomáticos. “O rastreio é fundamental porque é possível ter um panorama do cenário epidemiológico da cidade e permite, com isso, o planejamento estratégico das ações para o enfrentamento da doença”, afirmou o gerente das Linhas de Cuidados da Atenção Primária, Ilton Batista Júnior.


Paralelamente à ação, a Semus está fazendo a testagem de rastreio na Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp), a expectativa é testar cerca de mil servidores.


Atendimento

A Semus informa que após sentir os sintomas, o paciente deve primeiro procurar uma USF. Na unidade, ele receberá acolhimento e será atendido por um profissional de saúde (enfermeiro ou médico) e, posteriormente, agendado o exame da Covid-19 para uma das unidades coletoras. Porém, se já estiver a partir do 8° dia de sintoma, o exame poderá ser realizado na própria USF no momento da consulta. Com o resultado entregue após 15 minutos de coleta do material.


Em outros casos, o agendamento do paciente é realizado de acordo com a data de início de sintomas declarados pela pessoa.