Cras 407 Norte promove palestra sobre os benefícios do karatê para o corpo e a mente

Secretaria Municipal de Políticas Sociais e Igualdade Racial

Autor: Redação Sedes | Publicado em 10 de abril de 2019 às 17:45

Grupo de idosos Feliz Idade, se reúne toda quarta-feira no Cras 407 Norte, das 8h30 às 10h

Em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Câncer (lembrado em 08 de abril), A Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social (Sedes), por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da quadra 407 norte, promoveu na manhã desta quarta-feira, 10, uma palestra sobre saúde mental com o Sensei Sérgio Amaral Nascimento, professor de karatê. A ação teve como público o grupo de idosos Feliz idade, que se reúne sempre às quartas-feiras, no Cras.

A oficina começou com uma palestra sobre saúde mental e corporal e como o karatê pode ajudar as pessoas. O professor, que também é massoterapeuta e estudante de fisioterapia, contou a história do karatê e sua finalidade, enquanto atividade física. Segundo o Sensei Sérgio Amaral, a atividade do karatê pode ajudar no controle de sentimentos e emoções, estratégia de defesa pessoal, além de possibilitar alguns alongamentos e exercícios para uma respiração adequada, bem como para o controle de tontura e vertigens.

“Foi interessante compartilhar informações e conhecimento com os idosos, pois tenho 35 anos de prática, somente com crianças 2 a 10 anos, adolescentes e adultos. Ensinei que os movimentos do cotidiano também são técnicas usadas na prática do karatê, além de atividade física e mental para melhores condições de saúde, é uma forma de prevenção de doenças como o câncer e motivação para uma vida mais saudável”, relatou Sérgio Amaral.

O grupo de idosos Feliz idade, se reúne toda quarta-feira no Cras 407 Norte, das 8h30 às 10h. O trabalho é sempre realizado em parceria com voluntários que desenvolvem atividades e palestras sobre temas importantes para os idosos da região atendida pelo Cras.