Cras Aureny III e Nasf promovem aulas de pilates para a comunidade

Secretaria Municipal de Políticas Sociais e Igualdade Racial

Autor: Redação Sedes | Publicado em 03 de outubro de 2019 às 10:23

As aulas acontecem de segunda a quinta-feira, com turmas às 8 e às 9 horas

De olho no bem-estar e com o objetivo de levar mais saúde e qualidade de vida para o grupo dos idosos, a Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social (Sedes), em parceria com o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), promove aulas de pilates no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Aureny III, com o grupo de pilates solo. As aulas acontecem de segunda a quinta-feira, com turmas às 8 e às 9 horas.

O grupo, que já existe há um ano e três meses, contempla não apenas os idosos mas toda a comunidade do Jardim Aureny III e realiza atividades que foram estabelecidas a partir de um projeto da profissional de Educação Física, Sônia Guimarães, que atua na Secretaria Municipal de Saúde. De acordo com Sônia Guimarães, os exercícios propostos têm como características a prática do pilates, na versão de solo devido à ausência dos aparelhos.

A educadora física lembra que o pilates é indicado para os idosos porque é uma atividade de baixo impacto nas articulações, feito com poucas repetições, com alongamento, flexibilidade e com um alto grau de percepção corporal. “O exercício é feito baseado na respiração, trabalhando o corpo como um todo. Depois de praticar pilates você começa a perceber sua própria respiração. Mais do que tonificar a musculatura, essa prática trabalha a concentração”, pontua a profissional.

Edição: Iara Cruz