Cras de Palmas realizam atendimentos de inclusão social e revisão de dados do registro civil

Secretaria Municipal de Políticas Sociais e Igualdade Racial

Autor: Ascom Sempsir | Publicado em 13 de maio de 2024 às 16:03

Atendimentos acontecem até sexta-feira, 17, durante a 2ª Semana Nacional do Registro Civil, graças a parceria entre Prefeitura e Judiciário

Palmas está particinando 2ª Semana Nacional do Registro Civil 'Registre-se!', coordenada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A semana visa promover a inclusão social de pessoas em situação de rua e vulnerabilidade econômica e social por meio da emissão de certidão de nascimento, casamento e óbito, além da revisão de dados do registro civil como alteração de nome para pessoas transgênero e inserção da paternidade biológica ou socioafetiva no documento, entre outros serviços. A mobilização se iniciou nesta segunda-feira, 13, com atendimentos nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e no estande do Tribunal de Justiça (TJ), em parceria com a Corregedoria-Geral da Justiça do Tocantins (CGJUS), na Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins).

A solenidade de abertura do Registre-se! aconteceu no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Kanela, na Arno 43 (407 Norte). De acordo com a secretária municipal de Políticas Sociais e Igualdade Racial, Cleizenir dos Santos, representando a prefeita Cinthia Ribeiro, a Semana Nacional do Registro Civil é “um importante canal de acesso à cidadania, principalmente, às pessoas que estão em vulnerabilidade social”. A gestora agradeceu o empenho dos diversos parceiros que se fazem presentes durante esses cinco dias de atendimento. A corregedora-geral de Justiça, desembargadora Maysa Vendramini Rosal, reiterou a importância da ação, afirmando que esta é uma demanda é prioritária para a Corregedoria, que tem por objetivo facilitar o acesso da população a documentos básicos, e que esta será uma semana de união de forças e esforço concentrado.

A programação da Semana Nacional do Registro Civil segue até a próxima sexta-feira, 17, passando por pontos de referência em toda a Capital. Confira abaixo os dias e locais de atendimento do mutirão:

13/05 - Cras Kanela (407 Norte)
14/05 - Cras Krahô (1304 Sul)
15/05 - Cras Karajá I (Aureny III)
16/05 - Cras Xerente (Taquari)
17/05 - Cras Javaé (Morada do Sol)
Dias 14 a 17/05 - Estande do TJ-TO/CGJUS na Agrotins