Cras iniciam atividades remotas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos em 2021

Secretaria Municipal de Políticas Sociais e Igualdade Racial

Autor: Eliene Campelo/ Edição: Lorena Karlla | Publicado em 16 de fevereiro de 2021 às 19:33

O SCFV atende atualmente mais de 450 pessoas em Palmas com atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas

Em 2021, devido à situação de pandemia de Covid-19, as atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), que reúnem crianças, adolescentes e idosos nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) de Palmas, estão sendo realizadas de forma remota. Atualmente são 318 idosos e 139 crianças e adolescentes inscritos em grupos do SCFV nos sete Cras da cidade e parte desses usuários retomaram as atividades nesta primeira quinzena de fevereiro.

Para o atendimento remoto as equipes adotaram novas ferramentas como o aplicativo whatsapp, o envio de vídeos, áudios e até de cartas para os usuários. Conforme conta a servidora do SCFV do Cras Krahô, na Arse 131 (1304 Sul), Maria Madalena Pereira, o whatsapp tem sido alternativa para manter as interações, com orientação e troca de experiências. “Alguns não se adaptaram, ou não possuem celular e internet, mas já estamos buscando formas de integrá-los também”, diz a servidora.

O psicólogo João Araújo de Sousa, que também atua no SCFV do Cras Krahô, com os idosos do ‘Grupo dos Apaixonados’ escolheu outras ferramentas para interagir com os usuários. “Nós buscamos interagir com eles enviando áudios, fotografias e cartas, tudo isso para trazer elementos que lhes tragam a vivência comunitária, o sentimento de pertencimento e também novos conhecimentos. Usamos muitos elementos culturais como músicas, poesia, teatro, dinâmicas e diálogos”, explica João.

‘Virgulino e Maria Bonita’

Já no Cras Taquari, os técnicos Joana Sousa e Giuliano Queiroz se transformam nos personagens ‘Virgulino e Maria Bonita’ para iniciar os encontros com os idosos e conversar sobre temas como saúde do idoso, legislação, comunidade. “A gente faz nos vídeos uma abordagem mais lúdica, teatral, assim damos início às conversas com eles pelo grupo de mensagens”, explica Joana.

“No grupo também aproveitamos para passar a eles muita energia positiva, atitudes de otimismo e alegria, pois com essa situação de pandemia eles precisam, mais do que nunca, de apoio e de alegria”, destaca o servidor Giuliano Queiroz.

Dona Maria Lucina Batista, de 69 anos, integra o SCFV do Cras Taquari e conta que, apesar da saudade dos encontros presenciais, o ‘zap’ possibilita a conversa com parte dos amigos. “Eu gosto muito de continuar no Cras, falar dos temas, tudo é muito bom. Eu sinto saudades de abraçar e de encontrar com todos eles mas, com essa doença a gente não pode dar mole”, diz a idosa.

O que é o SCFV

O SCFV é um serviço da Proteção Social Básica do Sistema Único da Assistência Social (SUAS) que é ofertado de forma complementar ao trabalho social com famílias realizado por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF) e do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos (PAEFI).

Inscrições

Podem participar do SCFV crianças, adolescentes e idosos, além de outras pessoas inseridas no Cadastro Único. Para se inscrever basta o usuário ir ao Cras, apresentar documentos pessoais, comprovante de endereço e solicitar o ingresso no SCFV.