Cras Morada do Sol realiza palestras preventivas sobre o Dia Nacional de Combate ao Câncer

Secretaria Municipal de Políticas Sociais e Igualdade Racial

Autor: Redação Sedes | Publicado em 09 de abril de 2019 às 09:07

Evento foi promovido nessa quarta, 08, em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Câncer

Em parceria com o Centro de Saúde Morada do Sol II, o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Morada do Sol realizou na tarde desta segunda-feira, 08, uma palestra sobre os vários tipos de câncer. O evento foi promovido nessa data, em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Câncer (lembrado em 08 de abril), criado pela União Internacional de Controle do Câncer (UICC) para marcar o combate e a prevenção à doença.

 

A palestra foi ministrada pelo médico Joaquim Rocha Pereira, integrante da equipe de saúde do município de Palmas e esclareceu dúvidas sobre a doença que atinge milhares de brasileiros e figura como a segunda que mais mata no Brasil.

 

De acordo com o coordenador do Cras, Deliel Barbosa, o principal objetivo do evento foi levar informações às pessoas sobre a importância da prevenção e dos cuidados com a sua saúde e também de seus familiares. “Esse ciclo de palestra dentro do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e dentro do grupo de idosos foi muito importante, pois trabalhou a prevenção, a proteção e a promoção da saúde, que é um papel de todas as políticas e não só de uma política. Trabalhar esse tema tão atual, e ao mesmo tempo tão desconhecido entre as pessoas, e fazer dessas pessoas disseminadores da política de proteção e prevenção. As pessoas que saíram desse ciclo realizado hoje saíram com a missão de proteger-se e de proteger suas famílias”, ressaltou.

 

Alguns tipos da doença foram mencionados durante o evento, devido à maior frequência de identificação em pacientes. O médico ainda esclareceu sobre os fatores de risco e a incidência por gênero e outras especificidades como os que acometem principalmente as mulheres, e os raios de sol, mais intensos nessa região em que o Tocantins está inserido, que favorece a incidência de câncer de pele.

 

Dentre os tipos da doença estão: câncer de pele, próstata, mama, cólon e reto, pulmão, estômago, útero, colo de útero, ovário, entre outros.



Revisão e postagem: Iara Cruz