Cras Santa Bárbara realiza atividade de acolhida com adolescentes do setor

Secretaria do Desenvolvimento Social

Autor: Eliene Campelo | Publicado em 21 de janeiro de 2020 às 18:24

Temas como aulas de violão, canto, teatro e capacitações para o primeiro emprego foram os assuntos mais debatidos pelos adolescentes

Para dar início aos trabalhos em 2020, a equipe multidisciplinar do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) Santa Bárbara reuniu um grupo de adolescentes do próprio setor para apresentar os serviços e ações do Cras e ouvir suas sugestões e demandas. Durante o encontro que, aconteceu na tarde desta terça-feira, 21, temas como aulas de violão, canto, teatro e capacitações para o primeiro emprego foram os assuntos mais debatidos.

 

A pedagoga Marisa Reis, juntamente com o psicólogo, Lucas de Oliveira, deram as boas vindas aos adolescentes e em seguida realizaram dinâmicas em grupo para que eles se conhecessem melhor. “Este ano queremos fortalecer esse grupo, que tem essa faixa etária, entre 14 e 19 anos, abordando com eles diversos temas referentes a emprego, capacitação profissional, artes, cultura. Trazer novidades para eles e incentivar uma maior interação entre eles, o Cras e a comunidade”, explicou a pedagoga.

 

A adolescente Keicy Amanda Pereira achou a iniciativa muito positiva e adiantou que deseja receber aulas de violão e participar das demais atividades em grupo. “É mais uma oportunidade que nós temos de ser acompanhados e aconselhados por profissionais qualificados. Eu sempre gostei de música e desejo muito que esse grupo dê certo. Vai ser um grande ganho para todos nós”, ressaltou a estudante do 1º ano do Ensino Médio.

 

Para o psicólogo Lucas de Oliveira, reunir os jovens num espaço criativo e de fortalecimento de vínculos é muito importante. "Essa fase de saída da adolescência para a fase juvenil é palco de muitas dúvidas e inseguranças, todos os esforços para fortalecê-los e auxiliá-los a tomar decisões são muito importantes. Eles precisam saber que não estão sozinhos e que outros jovens passam pelos mesmos desafios", explicou Lucas de Oliveira.

 

Para a realização de cursos e capacitações o Cras Santa Bárbara conta com os serviços de voluntários em áreas como música, esportes, educação e saúde. Também há parcerias com instituições estaduais e federais e, com outras secretarias municipais.