Cras Santa Bárbara realiza o 3º encontro do percurso sobre violência sexual contra crianças

Secretaria do Desenvolvimento Social

Autor: Redação Sedes | Publicado em 08 de abril de 2019 às 18:05

A ação usou uma forma lúdica de se trabalhar a prevenção a violência sexual contra crianças, através da metodologia Claves


Mais uma etapa do percurso sobre violência e abuso sexual contra crianças foi realizada na tarde desta segunda-feira, 08, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Santa Bárbara, em parceria com Centro Municipal de Educação Infantil - Cmei Cantinho da Alegria. Este foi o 3º encontro do percurso e contou com oficinas desenvolvidas pelas pedagogas Marisa Reis do Cras e a presidente da Associação de Promoção a Cidadania (Aproci), Elizete Sodré, que é parceira do Cras Santa Bárbara e representante do Programa Claves da região Norte.

 

A ação usou uma forma lúdica de se trabalhar a prevenção a violência sexual contra crianças, através da metodologia Claves que traz a temática Brincando nos Fortalecemos para Enfrentar Situações Difíceis. A metodologia Claves constitui-se como uma proposta de trabalho para a prevenção dos maus tratos e da violência sexual na infância e na adolescência, além de promover bons tratos em família.

 

De acordo com a pedagoga do Cras, Marisa Reis, o trabalho é feito a partir de uma abordagem lúdica e participativa, cujo objetivo é promover a redução das vulnerabilidades de crianças e adolescentes, por meio do desenvolvimento de fatores de fortalecimento pessoal, familiar e comunitário.

 

Marisa Reis ressaltou que desenvolver esse tipo de abordagem é muito importante porque trabalha as vulnerabilidades e a prevenção. “Nessa situação, podemos identificar, por meio das metodologias aplicadas, as crianças que estão ou já foram abusadas e direcionar o atendimento”, esclarece.

 

No decorrer do projeto serão nove encontros com crianças de 6 anos de idade, realizados sempre às segundas-feiras. Durante os encontros são realizadas oficinas lúdicas.

 






Edição e postagem: Lorena Karlla