Cras Santa Bárbara realiza percurso sobre direitos básicos da criança e do adolescente

Secretaria do Desenvolvimento Social

Autor: Redação Sedes | Publicado em 14 de agosto de 2019 às 18:34

Percurso teve início nesta terça-feira, 13, e segue até o mês de dezembro

 

A Secretaria municipal do Desenvolvimento Social (Sedes), por meio do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Santa Bárbara, realiza percurso para falar sobre direitos e deveres das crianças e adolescentes. O percurso teve início nesta terça-feira, 13, e segue até o mês de dezembro.

 

 

Além da acolhida, onde foi apresentada a proposta do Percurso, o primeiro encontro trabalhou o tema ‘Direito à vida’, com dinâmica de grupo “quebra-gelo”. Logo após, foi falado sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e exibido um documentário sobre o direito de viver, que fala da realidade do que acontece com as crianças em certos lugares do Brasil. Para finalizar, foi realizado pelos participantes, um painel com mensagens pedindo o direito das crianças viverem. O cartaz ficará exposto no Cras Santa Bárbara.

 

 

Até o final do ano (dezembro), várias atividades serão realizadas pela equipe técnica do Cras Santa Bárbara, sempre trabalhando temáticas voltadas ao público jovem. Serão dez encontros realizados com as crianças e os adolescentes assistidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, onde serão realizadas rodas de conversas, palestras e dinâmicas de grupo sobre o ECA e outros temas como: Direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao lazer à profissionalização, à liberdade, ao respeito e à dignidade e convivência familiar e comunitária.

 

 

De acordo com a equipe técnica do Cras Santa Bárbara, o objetivo do percurso é empoderar o conhecimento das crianças e adolescentes sobre os seus direitos e deveres, embasados no ECA, e dessa forma, despertar o interesse pelo conhecimento de seus direitos e deveres de cidadania contidos no ECA, além de promover uma reflexão sobre o assunto.