Cras Taquari entrega kits de recém-nascidos às grávidas do grupo Amor de Mãe

Secretaria do Desenvolvimento Social

Autor: Redação Sedes | Publicado em 31 de maio de 2019 às 18:23

As gestantes  foram acompanhadas pelo CRAS desde fevereiro


O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Taquari, através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) do CRAS Taquari encerrou, nesta sexta-feira, 31, as atividades de acompanhamento a um grupo de grávidas da região de abrangência do Equipamento. Durante o encontro que marcou o fim das atividades, foram entregues 10 kits para recém-nascidos, com roupinhas confeccionadas por idosos que frequentam o Parque da Pessoa Idosa.

 

As gestantes participaram do grupo do Amor de Mãe e foram acompanhadas pelo CRAS desde fevereiro, onde contaram com orientações diversas como: amamentação, parto, alimentação saudável, planejamento familiar e outras. Além do kit para o recém-nascido, as futuras mamães também receberam banheiras, fraldas e sabonetes, itens doados por parceiros da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social (Sedes).

 

Marcilene Barros, psicóloga do CRAS Taquari, enfatizou a falta de informação que ainda existe nas periferias, “É muito gratificante poder falar da nossa experiência como mãe, poder orientá-las e esclarecer as dúvidas delas sobre coisas pequenas. A maioria das jovens que vem ao nosso encontro, engravidaram por falta de informação”, destacou.

 

A futura mamãe Lucivânia Alves Pereira, participante do grupo, disse os encontros a ajudaram a entender melhor sobre gravidez e maternidade. “Eu gostei muito desse grupo, pois as meninas explicaram muitas coisas que nós não sabíamos, tiraram duvidas e nos ajudaram. No meu caso mesmo, fiz dois exames de ultrassonografia que revelaram que meu filho seria homem, mas nasceu mulher. Tive que trocar todo o enxoval e elas me ajudaram”, relatou.

 

Cada grupo é acompanhando durante dois a três meses e atende até 10 gestantes. O principal objetivo é que, a cada encontro, sejam esclarecidas as dúvidas das gestantes sobre procedimentos básicos que são necessários.

 

O encontro contou com a presença do nutricionista Felipe Coelho, que é diretor da Atenção Básica da Sedes. O diretor aproveitou a oportunidade para fazer uma breve orientação sobre a importância do leite materno nos primeiros seis meses do bebê.

 

Edição e postagem: Lorena Karlla