Cras Taquari promove palestra sobre previdência social

Secretaria do Desenvolvimento Social

Autor: Redação Sedes | Publicado em 22 de fevereiro de 2019 às 17:29

Benefícios assistenciais ao idoso e à pessoa com deficiência, tipos de aposentadorias, formas de contribuição, auxílios e benefícios pagos pelo INSS foram temas


O Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Taquari realizou na manhã desta sexta-feira, 22, uma palestra sobre previdência social, na qual esclareceu dúvidas sobre a reforma que está sendo proposta pelo Governo Gederal e apresentou, aos participantes, os diversos canais de acesso à política de atendimento do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), agendamentos e formas de benefícios.

 

Assuntos como benefícios assistenciais ao idoso e a pessoa com deficiência, tipos de aposentadorias, formas de contribuição, auxílios e benefícios pagos pelo INSS, também estiveram presentes na pauta. Na ocasião, a assistente social do INSS, Glete Fabiana Vale, apresentou o portal do INSS. 


Com o endereço www.inss.gov.br, o portal disponibiliza ao cidadão, diversos serviços online, dispensando assim a necessidade de um atendimento presencial.

 

De acordo com a assistente social, “através do portal, é possível requerer benefícios como salário maternidade, emitir extrato de pagamento, fazer consultas diversas”. Também foi apresentado ao público presente, formado majoritariamente por idosos, a Central de Atendimento do INSS, que funciona por meio do número 135. ligação para este número pode ser feita de qualquer aparelho telefônico, sendo gratuita quando realizada de telefones fixos e cobrada taxa de tarifa local, quando realizada de aparelhos celulares.

 

Para a coordenadora do Cras Taquari, Marcivânia Silveira, “a palestra foi de grande importância para os usuários que participaram, pois tiveram a oportunidade de tirar muitas dúvidas relacionadas  aos tipos de aposentadorias”, afirmou.

 

De acordo com a coordenadora, aproximadamente 30 usuários, com idades entre 25 e 65 anos, participaram do evento, sendo a maioria de idosos.

 

 

Edição e postagem: Lorena Karlla