Crianças aprendem na prática como tornar o trânsito mais seguro na Capital

Secretaria Municipal de Acessibilidade, Mobilidade, Trânsito e Transporte

Autor: Marcio Greick | Publicado em 21 de setembro de 2022 às 10:14

No pátio do colégio, foi instalada uma Minicidade, que tem por objetivo educar as crianças sobre como obedecer as leis de trânsito e respeitar às normas de circulação

A Semana Nacional de Trânsito acontece anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro, com o objetivo de incentivar junto à sociedade um trânsito mais seguro. Com essa proposta, a Prefeitura de Palmas abre o terceiro dia de ações com várias atividades. Na manhã desta quarta-feira, 21, as atividades aconteceram no Colégio Presbiteriano Makenzie, na Quadra 106 Sul, onde foi instalada uma Minicidade, projeto pedagógico que visa educar as crianças sobre às normas de circulação de trânsito na prática, ou seja, como funciona no dia a dia de uma cidade.

Usando bicicletas, patins e patinetes, cerca de trinta alunos da turma do 2º ano, aprenderam de forma descontraída, com a presença dos mascotes, 'Vidinha' e 'Amarelinho' como utilizar corretamente a faixa, dar o sinal de vida quando for atravessar a via, enquanto pedestres, ciclistas e também os condutores.

A agente de Trânsito Caroline Santos acredita que as crianças podem ser multiplicadoras desse aprendizado. “Elas acabam levando essas informações para os seus pais e responsáveis, e se tornam fiscais dessas ações quando estão com eles no trânsito”, explicou.

Após as aulas práticas, a garotada se reuniu debaixo de uma árvore para se proteger do sol, onde receberam orientações dos agentes de trânsito sobre as normas de circulação, e como funciona as cores do semáforo de veículo e pedestres. As atividades da Semana Nacional de Trânsito em Palmas se estendem até o dia 27, com palestras para jovens e adultos nas escolas municipais, com o tema 'Juntos Salvamos Vida'.

Confira abaixo o cronograma das ações da Semana Nacional do Trânsito, em Palmas

•    Quarta-feira (21): Às 16h atividades na Escola de Bombeiros na Praia da Graciosa; às 17h Blitz Educativa em frente a Garagem Central da Prefeitura de Palmas.
•    Quinta-feira (22): às 8h, palestra na Escola de Tempo Integral Padre Josimo
•    Segunda-feira  (26):   palestra  no Colégio COC ( Pela manhã e a tarde, horário a definir)
•    Terça-feira (27): às 9h palestra no Colégio COC