Crianças do Cmei Contos de Fada visitam projeto de educação ambiental ‘Terraquarium’

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Redação Semed | Publicado em 27 de setembro de 2019 às 15:30

 30 crianças participaram de diversas atividades relacionadas à importância da preservação do meio ambiente


Uma manhã de muitas descobertas e aprendizado foi proporcionada às 30 crianças do 2º Período do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Contos de Fada, durante visita realizada nesta sexta-feira, 27, ao ‘Terraquarium: Educação e Ambiente’, projeto de educação ambiental instalado no Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp/Ulbra).

 

Separados por grupos, os pequenos participaram de diversas atividades relacionadas à importância da preservação do meio ambiente. As práticas educativas realizadas durante a expedição vão desde o plantio de mudas de hortaliças em canteiros e passeio pela trilha ambiental, até a confecção do Cuca Verde, boneco feito com meias, serragem e sementes de gergelim, que as crianças levam para casa para cuidar e acompanhar o seu desenvolvimento.

 

Um dos pontos altos da visita é quando as crianças adentram a mata e tem a oportunidade de conhecer diversas espécies de animais do Cerrado empalhados, que ficam expostos em vários pontos da trilha, como jacaré, gato do mato, tatu, cotia, seriema, coruja, lobo-guará, dentre outros.

 

Concentrada na confecção do seu boneco, a pequena Anália Vitória de Sales, 6 anos, disse que amou o passeio e que aprendeu um monte de coisas. “Fiz uma pintura, aprendi que tem que cuidar dos animais, aprendi a fazer um bonequinho que eu vou levar para casa e cuidar muito bem dele”.


 

Para a professora Patrícia Lopes, a visita ao ‘Terraquarium’ serviu para contribuir com o trabalho que já vem sendo realizado na unidade educacional. “Estamos desenvolvendo um projeto no Cmei sob o tema ‘Minha cidade tem histórias e memórias’, e entre os assuntos abordados está a preservação do meio ambiente onde trabalhamos mostrando que todos somos parte da cidade e que por isso, devemos contribuir para cuidar e preservar a nossa história e memória.

 


A professora e coordenadora do projeto Terraquarium, Conceição Previero, destaca a importância de se abordar a questão ambiental desde os primeiros anos. “Admiro muito o trabalho que a educação municipal faz com as crianças na Educação Infantil, porque nós observamos que as crianças que vêm aqui já têm um preparado com relação ao cuidado e preservação do meio ambiente e o trabalho que realizamos aqui é uma continuidade, um complemento do que já vem sendo realizado nas escolas e Cmeis. Esse é um trabalho que o seu efeito é latente e vai perpetuar pela vida dessas crianças”, disse. 

 





 

Edição e postagem: Lorena Karlla