Crianças do Cmei Sítio do Pica Pau Amarelo aprendem sobre a cultura de comunidades quilombolas

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Redação Semed/Palmas | Publicado em 23 de novembro de 2023 às 15:10

Projeto vem sendo desenvolvido com as crianças do Maternal 1, desde o dia 13 e prossegue até sábado, 25

Na Semana da Consciência Negra, o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Sítio do Pica Pau Amarelo desenvolve uma série de atividades pedagógicas para abordar o tema. Inspirado no texto ‘Brincadequê: brinquedos e brincadeiras no quilombo de Lajeado’, de Laurentina Gualberto Pereira Alves, as crianças da unidade pesquisaram sobre comunidades quilombolas, seus brinquedos, sua forma de viver e, ainda, realizaram diversas experiências.

Segundo a diretora da unidade, Fabiana Aparecida Gomes, o projeto vem sendo desenvolvido com as crianças do Maternal 1, desde o dia 13 e prossegue até sábado, 25. “Nossas professoras pesquisaram e se dedicaram bastante a esse projeto, apresentando às crianças a riqueza da cultura das comunidades quilombolas do Tocantins”, destacou a gestora.

A professora Carmelita Fernandes da Cunha contou como foi planejada a vivência pedagógica com as crianças. “Partindo da compreensão de que no Tocantins existem várias comunidades quilombolas, a equipe de sala escolheu a comunidade de Lajeado e Dianópolis (TO) para estudar com as crianças. Para tanto, nos inspiramos no trabalho da pesquisadora Laurentina Alves”, disse.

Ainda segundo a educadora, as crianças se divertiram muito ao brincar com os animaizinhos feitos à base de frutos e palitos. De forma lúdica, as crianças foram estimuladas na oralidade, na quantificação, classificação, orientação espacial e trabalho coletivo. “Apresentamos a cultura das comunidades quilombolas do nosso Tocantins, ampliando a compreensão de todas sobre a vida comunitária e o respeito por nossa história”, destacou a professora, acrescentando que temática antirracista também foi trabalhada ao longo do projeto, reforçando valores e sentimentos como respeito e amor ao próximo.