Crianças do Cmei Sítio do Pica Pau Amarelo elegem mascote da unidade

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Redação Semed | Publicado em 29 de setembro de 2022 às 15:02

Ação faz parte do projeto ‘Democracia: a Criança e a Eleição’, que tem como principal objetivo despertar nos alunos o interesse pela participação social

Cerca de 370 alunos do Centro Municipal de Educação Infantil Sítio do Pica Pau Amarelo,  no Jardim Aureny IV, participaram nesta quinta-feira, 29, do processo de escolha da mascote da unidade. As candidatas foram as aves Pica-pau Amarelo e Pica-pau do Campo, sendo eleita como mascote oficial o Pica-pau Amarelo. A ação fez parte do projeto ‘Democracia: a Criança e a Eleição’, realizado com o principal objetivo de despertar nas crianças o interesse pela participação social.

A diretora da unidade, Fabiana Gomes, explica que o projeto vem sendo desenvolvido na unidade há cerca de um mês, em 12 turmas da educação infantil. Desde então, as crianças participaram de diversas ações, como rodas de conversas, teatro de bonecos, confecção de cartazes, entrevistas com candidatos, brincadeiras, desenhos, dentre outras atividades.

Em uma das etapas, os alunos utilizaram o livro ‘Vamos Colorir com a Turma da Democracia, elaborado e distribuído gratuitamente pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Todas as práticas pedagógicas, segundo a diretora, exploraram o tema da participação social como pilar da democracia. “Eles se envolveram e participaram ativamente de todas as etapas do projeto, superando as nossas expectativas”, destacou.

Com o título em mãos, a pequena Maria Clara Carvalho, de cinco anos, estava eufórica com as eleições e garantiu que já tinha seu candidato favorito. Ansiosa, Maria Clara disse que não via hora de depositar seu voto na urna. “Eu já tenho meu candidato e meus coleguinhas também. Agora nós vamos votar”, comemorou. O aluno Kauan Sanches, também de cinco anos, era outro que aguardava na fila sua vez de votar. Ele disse que gostou de todas as etapas do projeto, principalmente da entrevista com os candidatos, realizada por meio do teatro de bonecos.

Texto: Redação Semed