Crianças do Distrito de Buritirana recebem orientações sobre prevenção de doenças bucais

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Redação Semus/ Edição: Lorena Karlla | Publicado em 24 de novembro de 2021 às 16:03

Kits de higiene bucal também foram entregues durante a ação nesta quarta, 24

Atividades lúdicas e educativas sobre prevenção de doenças bucais e os cuidados com a higiene oral foram realizadas nesta quarta-feira, 24, na Escola de Tempo Integral Luiz Nunes de Oliveira, localizada no Distrito de Buritirana, distante cerca de 40 quilômetros de Palmas. Além de palestras com os profissionais de saúde, 162 crianças, de 04 a 10 anos de idade, receberam kits contendo uma escova de dente infantil, um creme dental e um sabonete. A ação é decorrente da parceria da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) da Capital com a empresa Colgate, Associação Brasileira de Odontologia (ABO-TO), seção Tocantins e Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES-TO).

A programação contou com a participação da equipe multiprofissional da Unidade de Saúde da Família (USF) Mariazinha Rodrigues, situada na região, que orientou as crianças quanto aos cuidados necessários para manter uma boca saudável. A fisioterapeuta Vanessa Mendes e o farmacêutico Leonardo Santos chamaram a atenção em relação ao consumo de alimentos cariogênicos, ricos em açúcares e carboidratos, pois aumentam a incidência de cárie nos dentes.

Sob o olhar atento dos colegas José Pedro Viana dos Santos e Kalebe Glória Alves, ambos com 7 anos, a aluna Alexia Regina Glória Barros revelou alegremente o novo aprendizado. “Aprendi que não posso comer muito doce, e que tenho que cuidar dos dentes e escovar bem escovado”, disse a menina de 7 anos.

A animação da dentista Marta Teixeira também chamou bastante a atenção da criançada. Por meio de vídeos lúdicos ela enfatizou a prevenção e os bons hábitos para manter uma boa saúde. “É preciso educá-las para a importância de fazer a escovação durante o dia e o uso do fio dental diariamente, além de ter atenção com a alimentação balanceada, tanto para a criança, quanto para toda a família que ela está inserida”, reforçou a profissional.

Próximas programações

A programação faz parte das ações educativas coordenadas pela Saúde Bucal da Atenção Básica da Semus, e as próximas entregas vão acontecer na sexta-feira, 26, na Associação Beneficente de Assistência a Vida (ABAVI), com palestras e entrega de kits para 50 crianças de até quatro anos e também no Cmei Fontes do Saber, no setor Taquari, com atividades educativas e com a entrega de 100 kits para crianças de dois a cinco anos de idade. Na Escola Municipal Degraus do Saber (160 kits) e o Cmei Sonho Encantado com 80 kits bucal e ações educacionais.

Sexta-feira, 26

8h - Escola Municipal Degraus do Saber

13h30 - Cmei Fontes do Saber, Jardim Taquari

14h - Associação Beneficente de Assistência a Vida (ABAVI)