Crianças menores de 7 anos têm direito à carteirinha de gratuidade no transporte público

Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana

Autor: Redação Sesmu | Publicado em 29 de outubro de 2018 às 11:17

Documento pode ser expedido no Seturb, das 8 às 16h, na Avenida LO-01, ACSE-11, Conjunto 04, Lote 22, S/n – Centro.

A gratuidade no transporte público já é uma garantia das crianças menores de 7 anos, mas o incômodo das crianças passarem por cima ou por baixo da catraca pode ser evitado em Palmas com o uso da carteirinha. O Sindicato das Empresas do Transporte Coletivo Urbano de Passageiros do Tocantins (Seturb) realiza a expedição do cartão de passe livre para os menores permitindo que eles tenham acesso direto pela catraca dos ônibus.

A carteirinha pode ser retirada na sede do Seturb, e o responsável pela criança deverá levar o menor no momento da expedição do cartão de passe livre. O sindicato destaca que o direito do menor de 7 anos passar pela roleta com o passe livre só é garantido mediante acompanhamento de um responsável, pois do contrário configura abandono de incapacidade. O sistema realiza a biometria facial, inviabilizando a possibilidade de o passe livre ser transferido para outra criança, proporcionando mais segurança.

A Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu), ressalta que essa gratuidade é um direito da criança, e o cartão veio para facilitar o acesso ao transporte público. A carteira tem validade até a data de aniversário de 7 anos da criança beneficiária. O documento pode ser expedido no Seturb, das 8 às 16h, na Avenida LO-01, ACSE-11, Conjunto 04, Lote 22, S/n – Centro.