CSC Valéria Martins promove ações que visam à qualidade de vida da comunidade

Secretaria da Saúde

Autor: Redação Semus | Publicado em 20 de dezembro de 2018 às 12:32

Nesta quinta, 20, a ação é em alusão ao Dezembro Vermelho, e na sexta, 21, confraternização com os idosos

Nestas quinta e sexta, 20 e 21, o Centro de Saúde da Comunidade Valéria Martins, na Arse 122, promove duas ações distintas, mas que visam à qualidade de vida da comunidade. A primeira é em alusão ao Dezembro Vermelho, mês de combate à Aids, e acontece logo mais à noite nesta quinta, 20, na Feira Coberta da Arse 112, onde será realizada uma ação de conscientização junto aos frequentadores do local.

 

De acordo com o enfermeiro Ériko Marvão, o objetivo da ação é orientar a população sobre os riscos do sexo sem proteção. “Vamos orientar desde a forma correta de colocar e retirar o preservativo até como proceder em casos de sexo sem proteção, alertando que a pessoa pode procurar a unidade de saúde que dispõe dos testes rápidos para detecção da sífilis, das hepatites virais e do HIV. São infecções sexualmente transmissíveis que podem ser evitadas, por isso, quanto mais informação melhor a prevenção”, ressalta Marvão.

 

A ação contará com a participação dos internos do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e haverá distribuição de camisinhas ao público.

 

Idosos

 

Já nesta sexta, 21, profissionais do CSC Valéria Martins e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família promovem uma confraternização festiva com cerca de 40 idosos que participam do grupo de hiperdia atendidos pela unidade. Logo bem cedinho, eles sairão da Paróquia São João Batista, na Arse 112, com destino ao Parque do Idoso, onde participarão de atividades físicas, distribuição de brindes e momentos de descontração ao som de boa música e cada idoso compartilhará um prato de sua autoria com os demais. “Vai ser uma manhã festiva e vamos ter dois sanfoneiros abrilhantando a festa porque o objetivo é exercitar o corpo e celebrar a vida”, conclui o enfermeiro.

 


Edição e postagem: Iara Cruz