Currículo das escolas de tempo integral será tema de encontro de profissionais da educação de Palmas

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Semed | Publicado em 10 de junho de 2024 às 14:46

Deverão participar do encontro os gestores, superintendentes e professores na Escola de Formação da Semed

A Secretaria Municipal da Educação de Palmas (Semed) realiza nos próximos dias 13 e 14, a partir das 8 horas, um encontro com gestores, superintendentes e professores das Escolas Municipal de Tempo Integral (ETI) de Palmas para debate e reflexão sobre os cadernos de ementas do currículo das unidades educacionais de tempo integral de Palmas. As reuniões acontecerão na Escola de Formação, localizada na sede da Semed, segundo andar. 

O objetivo principal da reunião é construir uma reflexão coletiva sobre a reorientação curricular dessas unidades em tempo integral e, a partir deste encontro, regulamentar este currículo nas ETIs, via decreto. Além dos professores do currículo, das escolas em tempo integral, supervisores e gestores, o encontro terá participações externas de representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Tocantins (Sintet), do Fórum Permanente da Educação de Palmas (FE-Palmas) e do Conselho Municipal da Educação (CME). 

Consta no caderno de sugestão que a integração das ementas dos componentes curriculares do Ensino Fundamental, em âmbito da Educação em Tempo Integral, representa um passo significativo para a promoção de uma educação mais holística e adaptada com as necessidades contemporâneas dos estudantes. Este texto técnico delineia as estratégias e metodologias para a efetiva implementação das ementas, visando maximizar o potencial educativo e o desenvolvimento integral dos alunos.

Segundo a coordenadora técnica da Educação Integral da Semed, Maria das Graças Alves dos Santos, “o currículo é eixo estruturante, lugar central tanto na formulação, quanto no desenvolvimento de projetos e políticas públicas. Toda e qualquer proposição formativa passa, necessariamente, por escolhas curriculares”, pontua.

Na próxima quinta-feira, 13,  das 8h às 12h, se reunirão profissionais das ETIs Padre Josimo Tavares; Almirante Tamandaré; Eurídice Ferreira de Mello; Profª. Margarida Lemos; Anísio Espínola; Caroline Campelo e Cora Coralina. Das 14h às 18h, será a vez dos profissionais das ETIs Daniel Batista; Luiz Gonzaga; Monsenhor Pedro Pereira Piagem; Vinícius de Moraes; Olga Benário; Luiz Rodrigues e Santa Bárbara.

Já na sexta-feira, 14, das 8h, às 12h, as ETIs que se reunirão serão a ETI Francisca Brandão; Aprígio Thomas de Matos; Professor Fidêncio Bogo; Luiz Nunes de Oliveira; Marcos Freire; Professora Sueli Reche e João Beltrão.