Curso ‘Ações de Controle em Hanseníase’ termina nesta quinta, 17

Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas

Autor: Redação Fesp | Publicado em 16 de junho de 2021 às 15:16

Profissionais aprimoraram conhecimento em diagnóstico, controle e tratamento da doença

Termina na manhã desta quinta-feira, 17, mais um curso de capacitação promovido pela Prefeitura de Palmas aos seus servidores. Desta vez, a Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp), em parceria com a Secretaria da Saúde (Semus), realizou mais uma fase do curso ‘Ações de Controle em Hanseníase’ que teve início no dia 10 de junho. O encerramento, das 8 às 12 horas, será no auditório do Instituto Vinte de Maio (IVM), onde está sendo realizada a capacitação.

Voltado para os profissionais da rede municipal de saúde da Capital, o curso visa qualificar ainda mais estes servidores principalmente no diagnóstico da doença. "Realizamos este curso específico sobre hanseníase periodicamente para oportunizar melhor qualificação profissional a todos os envolvidos no atendimento aos pacientes, e isso fez com que Palmas se tornasse referência nacional no enfrentamento da doença, mesmo sendo a região mais endêmica do país", frisou o coordenador técnico da Hanseníase e Tuberculose de Palmas, o fisioterapeuta Pedro Paulo dos Santos Oliveira.

Referência no tratamento à hanseníase na Capital, a médica hansenóloga, Seyna Ueno Rabelo, que atende no Ambulatório Municipal de Atenção à Saúde Dr. Eduardo Medrado (Amas), destacou a importância da capacitação. “A política de controle da hanseníase em Palmas começou a ser estruturada em 2016, onde eram diagnosticados cerca de 200 pacientes. A partir da implementação de políticas públicas voltadas para a doença, principalmente com os cursos de capacitação dos trabalhadores, vimos a média desses diagnósticos subir para aproximadamente 600 a 700 casos por ano e isso nos permite maior atendimento e controle de hanseníase em Palmas”, reforçou.

A rede municipal da saúde de Palmas oferece atendimento para portadores de hanseníase desde o diagnóstico até tratamentos com medicação e orientações na fase após o controle e cura da doença em todas as 34 Unidades de Saúde da Família.

Hanseníase

A hanseníase é uma doença infecciosa crônica que pode provocar lesões na pele e danos nos nervos, causada pela bactéria Mycobatcerium leprae. Os sintomas são manchas claras ou avermelhadas na pele, com diminuição da sensibilidade, dormência e sensação de fraqueza nas mãos e nos pés.

A patologia era conhecida historicamente como Mal de Hansen ou lepra e até os dias de hoje ainda é considerada uma doença estigmatizada, sobretudo por causa da desinformação quanto às formas de contágio e devido às deformações que o estágio avançado pode causar em membros do corpo.