Curso de diagnóstico e manejo clínico em febre chikungunya está com inscrições abertas

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Redação Semus | Publicado em 27 de setembro de 2022 às 12:25

Atividade é destinada para médicos e enfermeiros atuantes na Atenção Primária e será realizada nos dias 7 e 8 de outubro

A Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus) convida os médicos e enfermeiros que atuam na Atenção Básica da rede municipal a participarem do curso de atualização ‘Diagnóstico e Manejo Clínico em Febre Chikungunya’. A capacitação é oferecida pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) em parceria com o Ministério da Saúde e a Fiocruz. As inscrições do curso, que ocorre no dia 7 e 8 de outubro, estão abertas e podem ser acessadas neste link.

Conforme os dados da SES-TO, o estado do Tocantins apresenta um número expressivo de casos de chikungunya, sendo a capacitação uma ferramenta importante para atualizar o diagnóstico e o manejo clínico dos pacientes.

Febre chikungunya

De acordo com a área técnica da Vigilância em Saúde da Semus, a  febre chikungunya é uma doença infecciosa, causada pelo vírus chikungunya, que pode ser transmitida pelos mosquitos Aedes aegypti. A principal diferença entre a dengue e a chikungunya é a dor nas articulações, muito mais intensa na chikungunya, afetando principalmente pés e mãos, geralmente tornozelos e pulsos.