Curso qualifica servidores para gestão orçamentária e financeira em Palmas

Instituto 20 de Maio de Ensino, Ciência e Tecnologia

Autor: Redação IVM | Publicado em 03 de abril de 2019 às 09:55

Qualificação, promovida pelo IVM por meio da EGP, continua até o dia 12 de abril

Servidores de diferentes pastas da gestão municipal iniciaram, nesta terça-feira, 02, as atividades do curso de Gestão e Execução Orçamentária, promovido pelo Instituto 20 de Maio de Ensino, Ciências e Tecnologia (IVM), por meio da Escola de Governo de Palmas (EGP). As aulas acontecem até o dia 12 de abril, em datas alternadas, no horário das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas, no Instituto.

 

O curso qualificará os servidores quanto ao acompanhamento, execução e controle dos processos orçamentários e financeiros. No primeiro dia de capacitação, a servidora da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, Gabryellen Pereira Meireles, disse ter sido proveitosa a aula, e que a professora envolve todos os alunos de forma bem dinâmica. A servidora acredita que o curso contribuirá para seu desenvolvimento não só em seu ambiente de trabalho, mas também fora dele.

 

Marcela Ingrid Rodrigues da Silva também é servidora da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão e estudante de Ciências Contábeis. Segundo ela, o primeiro dia de aula foi interessante, pois a professora passou uma visão sobre o conteúdo que será abordado durante a capacitação. “Preciso ampliar minha visão sobre esse assunto (gestão financeira) e o curso me ajudará bastante”, disse.

 

Para o servidor Hugo Leonardo Rodrigues Lourenço, a capacitação também será proveitosa, pois disse que precisa entender como tudo funciona para fazer um bom trabalho na Prefeitura de Palmas. Ele afirmou que as capacitações no IVM são importantes para os servidores terem conhecimento sobre como gerir determinadas situações, pois “muitas vezes os servidores não têm habilidades para determinadas funções e esses cursos auxiliam na capacitação”, destacou.

 

Entre os assuntos previstos no conteúdo programático do curso estão: Princípios fundamentais da Administração Pública Brasileira; Orçamento Público; Receita Pública; Despesa Pública; Mecanismos Retificadores do Orçamento; Movimentação de Créditos Orçamentários; Programação financeira; Utilização de Créditos Orçamentários; Exercício Financeiro; Restos a Pagar; Despesas de Exercícios Anteriores; Suprimentos de Fundos, dentre outros.

 

O curso está sendo ministrado pela servidora multiplicadora Sônia Maria dos Santos Silva, que é graduada em Ciências Contábeis, com especialização em Contabilidade, Controladoria e Finanças, e MBA em Gestão Pública. A instrutora também é coach integral sistêmico e professora do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Católica do Tocantins, e de Gestão Pública e Médio Integrado em Agronegócio do Instituto Federal do Tocantins.

 

Abertura

 

Na aula inaugural do curso, a presidente do IVM, Valéria Albino de Araújo Nunes, e a diretora da Escola de Governo, Lédyce Nóbrega Porto, após darem as boas-vindas aos participantes, destacaram a qualidade dos cursos e dos instrutores do IVM/EGP, ressaltando a grande procura pelas qualificações oferecidas pelo Instituto por parte de outros órgãos em nível municipal e até estadual.

 

 

 


Revisão e postagem: Iara Cruz