Curso reúne servidoras de diversos setores para discutir sobre equidade e combate a violência doméstica

Instituto 20 de Maio de Ensino, Ciência e Tecnologia do Município de Palmas

Autor: Loara Tomaz - estagiária sob supervisão do IVM | Publicado em 14 de maio de 2024 às 15:50

Instituto 20 de Maio oferece treinamento sobre gestão de políticas públicas para mulheres

Como a mulher se enxerga sendo uma pessoa detentora de direitos? Este foi o questionamento que abriu o curso Gestão Prática - Políticas Públicas das Mulheres nesta segunda-feira, 13, no Instituto 20 de Maio de Ensino, Ciência e Tecnologia (IVM). Por meio de dinâmicas, as cursistas foram estimuladas a discutir ações preventivas, análises de causas, medidas punitivas e de redução de danos.

Campanhas relacionadas à conscientização sobre riscos da embriaguez alcoólica, acesso à educação dos filhos de mulheres em situação de dependência socioeconômica, necessidade de um sistema de monitoramento, divulgação dos casos de feminicídio e a criação de uma casa de passagem estavam entre as ideias compartilhadas pelas servidoras. Divididas em grupos, elas buscaram por dados e elaboraram soluções que foram apresentadas no auditório. 

Segundo a instrutora, Ana Carolina Zanoti, esses encontros, que chama carinhosamente de transformativos, pretendem ir além de discutir as questões políticas focadas em equidade de gênero. O objetivo é fomentar soluções. “Nosso foco é no diagnóstico e elaboração de um plano de trabalho em que se dialoga tanto com as políticas territoriais de município, estaduais, federais, globais, quanto com o impacto das políticas públicas de gênero e processos da nova Secretaria da Mulher em Palmas”. 

Ao final do dia, os mesmos grupos da dinâmica foram divididos por setores do Município de Palmas para mapear espaços que lidam com acolhimento de mulheres e meninas, a exemplo dos conjuntos habitacionais, Escolas de Tempo Integral em Palmas (ETI) e Unidades de Saúde Básicas. Todos categorizados por primeiro acolhimento, prevenção e vigilância.

O curso segue até 16 de maio ministrado por Ana Carolina Zanoti, propiciando bases de conhecimento para cerca de 28 servidoras de diversas secretarias como a Secretaria Municipal da Saúde (Semus), Secretaria Municipal da Educação (Semed), Secretaria Municipal de Políticas Sociais e Igualdade Racial e Secretaria da Mulher. A formação é uma realização da Prefeitura de Palmas, por meio do Instituto 20 de Maio de Ensino, Ciência e Tecnologia, em parceria com a empresa realizadora Project Treinamentos Consultorias e Serviços.

Instrutora 

Com mais de 40 anos de experiência, Ana Carolina de Oliveira Zanoti é consultora e educadora para planejamento, monitoramento e avaliação de projetos, políticas públicas e investimentos socioambientais. Formada em Teologia e Filosofia pelo Centro Universitário Assunção (Unifai-SP) e Gestão Pública pelo  Centro Universitário FMU-SP, a instrutora da Project Treinamentos Consultorias utiliza-se de uma abordagem multidisciplinar para orientar a comunidade.