Dados de pacientes recuperados do coronavírus (Covid-19) continuam no cadastro para acompanhamento e planejamento da política de Saúde

Secretaria da Saúde

Autor: Samara Martins | Publicado em 08 de abril de 2020 às 18:52

Secretaria Municipal de Saúde passará a informar o número de pacientes recuperados

 

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) tem informado diariamente os números dos pacientes infectados com coronavírus (Covid-19) e aqueles que foram notificados e se encontram em situação de investigação. Entretanto, isso gerou algumas dúvidas sobre os pacientes recuperados, sendo assim, a partir desta quarta-feira, 08, este número também será informado no Boletim Diário. Atualmente Palmas tem 770 casos notificados, 15 casos confirmados e 05 casos recuperados.

 

Porém, é importante ressaltar que o número de pacientes recuperados não é deduzido daquele de pacientes confirmados, uma vez que o fato de haver uma recuperação não elimina o fato de que a pessoa teve a doença. “As pessoas são recuperadas e o número de casos confirmados não muda naquele período ficando no banco de dados do Sistema Único de Saúde (SUS) para o planejamento da política pública de Saúde”, afirma a Diretora de Vigilância em Saúde da Semus, Marta Malheiros.

 

Marta explica que o registro dos dados é importante para o acompanhamento da evolução da doença na sociedade, tanto geograficamente como em determinado espaço de tempo. Esse registro também acontece com outras doenças, como a dengue, hanseníase, entre outras.  No caso da Covid-19 isso é fundamental para a diminuição do contágio.

 

“A identificação do caso para tratamento é importante para a quebra da cadeia de transmissão com o isolamento e medidas de higiene do caso confirmado, além de organização do serviço para receber os doentes e prevenir novos casos”, ressalta Marta, ao explicar também que a informação da recuperação é importante para a pessoa retornar a sua rotina normal, porque após o período em que é considerada recuperada não transmitirá mais a doença.