De museu a espaços lúdicos para crianças: conheça a estrutura do 30º Arraiá da Capital

Fundação Cultural de Palmas

Autor: Juliana Matos/ Edição: Lorena Karlla | Publicado em 23 de junho de 2022 às 10:36

Todos os espaços de entretenimento desta edição foram pensados  para entreter turistas e família palmense

A competição de quadrilhas juninas e show são as grandes atrações da 30ª edição do Arraiá da Capital. No entanto, o maior evento junino do Tocantins oferece muitas outras atividades gratuitas para entretenimento das famílias. Quem foi nesta quarta-feira, 26, primeira noite do evento presencial após chegada da pandemia de Covid-19 aprovou o circuito. “Primeira vez que venho, vim para assistir aos shows mas estou descobrindo que há muita coisa para ver por aqui”, disse a estudante de arquitetura Fernanda Noleto, acompanhada de grupo de amigas, também estudantes.

A boa impressão dos visitantes reflete a originalidade com que a Fundação Cultural de Palmas (FCP) desenhou um circuito junino inédito para esta edição. E esse circuito se inicia com um Museu do Arraiá instalado bem na entrada da estrutura.

“O grande sonho era fazer com que o visitante se conectasse com a história das 30 edições. O museu tem fotos desde 1996 e figurinos de várias edições. Quem chega passa por esse túnel do tempo que te leva até uma cidade cenográfica que lembra uma cidadezinha do interior do Tocantins”, disse o presidente da Fundação Cultural de Palmas, Giovanni Assis.

Após passar pelo museu, o visitante vê, logo em seguida, painéis e uma fogueira montada sobre telões bem ao centro de um arraial. Estes foram ambientes muito usados, na primeira noite da programação, para registrar a visita ao evento em fotos.

Arraial cenográfico

O circuito se inicia a partir do tradicional coreto, palco para artistas regionais trazerem o melhor do forró. Na abertura do 30ª Arraiá da Capital foram atrações do Coreto, Cardosinho do Acordeon, Gian Marques e Renata Alves, que foi vocalista de banda de quadrilha junina por oito anos. Os três shows mesclaram o forró pé de serra, forró universitário, xote e popular piseiro e agradaram o público presente.

A turista Darc Silva Costa, de Loreto - MA, chamou a atenção dançando ao som das atrações regionais. “Meu sobrinho me trouxe, estou gostando, adoro dançar. O evento está me surpreendendo”. Na lateral direita Coreto praça de alimentação diversas de comidinhas, lanches e sobremesas atendeu bem à demanda.

Do lado oposto ao coreto, ficam a fachada de uma grande igreja cenográfica ladeada por telões que mostram a transmissão ao vivo do que rola na Arena, onde acontecem as competições juninas.

Evento para família

Na lateral esquerda do coreto fica o 'Espaço Kids', grande salão com brinquedos e circuito de brincadeiras que ajudam a entreter pais e crianças. A vendedora Daniela Amorim elogiou o espaço enquanto a pequena Isís Amorim, 3 anos, brincava. “Venho para aproveitar tudo e o Espaço Kids é muito útil para entreter as crianças”, afirmou Daniela.

Na lateral da entrada da Arena, há um grande pequizeiro ornamentado com obras literárias. É a Árvore do Conhecimento, espaço lúdico pensado para contação de histórias infantis, distribuição gratuita de gibis e livros. Lá a pequena Saphira Brusaca, 7 anos, ouviu a história de Cleo, a Menina Mágica. A contadora de história da FCP Cleude Guedes também ofereceu aos pais de Saphira, Mirele Brusaca e Rafael Mazarin, uma muda de amoreira, cultivada no Horto Florestal de Palmas.

A agente de recepção Stella Miyamoto, ao lado do marido, o piloto Naason Beto, e a filha Isadora Myiamoto, 7, se mudou para Palmas durante a pandemia. “O evento é bem organizado, me surpreendeu bastante, gostei de passar por todos os espaços”, disse Stella.

Programação

A 30ª edição do Arraiá da Capital acontece no estacionamento do Estádio Nilton Santos com programação de apresentações de quadrilhas juninas e shows regionais e nacionais até domingo, 26. Para conferir a programação completa, clique aqui.