De pônei a vaquinha, Sítio dos Pequeninos recebeu mini visitantes nesta terça-feira,18

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Redação Semed | Publicado em 18 de junho de 2019 às 17:30

Pônei, mini vaquinha, porquinho, patos, galinhas e até uma ‘vaquinha mecânica’ fizeram a alegria dos alunos

Na manhã desta terça-feira, 18, o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Pequeninos do Cerrado, região Sul de Palmas, recebeu algumas visitas ilustres: pônei, mini vaca, galinhas, patos e uma brincadeira já conhecida, mas com outra cara, a ‘vaca mecânica’. Isso tudo faz parte do Sítio dos Pequeninos, um projeto idealizado por cinco professoras do Maternal II, Calcineide Pereira, Aneangela Carvalho, Eudimeia Lima, Claudia Betânia e Sonia Maria Carvalho, que tiveram a ideia de trazer para a escola um pouco da vida do campo.

Pensando no Berço de Talentos, as professoras começaram a trabalhar com os alunos sobre os animais, como explicou a professora Eudimeia. “Nós trabalhamos com eles a vida dos animais, como se alimentam, reproduzem, o que podemos consumir e o que pode ser aproveitado. Estamos realizando também atividades com material reciclado, pinturas e tudo será apresentado na culminância do Berço de Talentos”, ressaltou a professora.

Para as idealizadoras do Sítio do Pequeninos, o tema foi fácil de escolher. A professora Calcineide contou que os alunos chegam do final de semana com muitas histórias sobre os animais, e isso chamou a atenção das professoras. “A convivência dos alunos com esse universo, eles chegam do final de semana contando dos passeios, cantam muitas musiquinhas de animais e gostam bastante. Então pensamos porque não trazer essa temática para a escola, é muito bom pois muitos não têm esse contato direto com os animais”, apontou Calcineide.

E, para a alegria geral da criançada, a Dona Sebastiana, proprietária do Sítio Tiuba, e o Milton Ribeiro, do Rancho Fundo, se prontificaram em levar os visitantes ilustres. O pônei foi a atração principal para as crianças, tinha uma que queria até levar para casa. Mary Anne Vitória Souza, de quatro aninhos, pode ser pequenina mas foi corajosa na montaria. “Eu gosto muito do projeto, hoje eu achei muito legal, gostei muito da vaquinha, das galinhas, patinhos mas o mais legal foi montar no pônei, eu não conhecia. Queria levar para casa só que não pode”, afirmou a aluna.

Berço de Talentos

O projeto Berço de Talentos foi implantado em 2015 e acontece durante todo o ano letivo em todos os Cmeis. São experimentos trabalhados com professores e alunos da Educação Infantil, de seis meses a cinco anos, em atividades sensoriais e de estímulo à exploração e descobertas, visando incentivar desde cedo o interesse das crianças pelo conhecimento científico.

A culminância acontece em agosto, onde são apresentados todo material produzido e ações realizadas. Os projetos que se destacam no berço de talento são aprovados e selecionados para exposição na Feira de Empreendedorismo, Ciências, Inovação e Tecnologia de Palmas (Fecit).