‘Declamadores de Poesia’ chega a sua XVIII Edição e emociona plateia

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Redação Educação | Publicado em 14 de novembro de 2019 às 11:06

Evento acontece na noite de quarta, coma presença de familiares 

O auditório da ETI Padre Josimo Tavares, Arno 32 (301 Norte), foi tomado pela emoção de alunos, pais e comunidade escolar da ETI Daniel Batista, presentes no evento cultural da XVIII Edição do projeto ‘Declamadores de Poesia’, realizado na noite desta quarta-feira, 13. Os participantes tiveram ainda a oportunidade de apreciar uma galeria de arte com obras dos alunos da educação especial da unidade.

 

Os alunos subiram ao palco para mostrar com muita desenvoltura as mais variadas declamações, de modo surpreendente. Todo o preparo faz parte do projeto que nasceu em 2002, idealizado pela bibliotecária da unidade, professora Marilucia Lima, com o objetivo despertar nos estudantes o gosto pela poesia e promover o gosto por obras de autores tocantinenses. Ela explica que as ações acontecem diariamente e conseguir trabalhar a poesia e a leitura significa alavancar conhecimento nos alunos.

 

Na Edição 2019, foram homenageados a professora e historiadora, Kátia Maia Flores, e o professor e poeta, Maximiano Bezerra, que além de prestigiarem outras fases do projeto, estiveram presentes no evento. A escritora, Kátia Maia Flores, disse que a homenagem foi a mais bonita que já recebeu na vida e disse estar honrada por fazer parte do momento. Segundo ela, primeiramente, por ser um projeto que tem consequência em toda a vida do estudante e que não se resume apenas no momento da declamação. Ela traduziu todo processo como uma oportunidade muito mais íntima com a literatura, com a poesia, com toda preparação e declarou gratidão por ter o seu trabalho reconhecido.


Nas apresentações, alunos do 1º ao 9º ano, divididos nas categorias ‘Baby’ (1º e 2º ano), ‘Infantil’ (3º, 4º e 5º ano), ‘Infantojuvenil’ (6º e 7º ano) e ‘Juvenil’ (8º e 9º ano), declamaram títulos seguindo o tema: ‘Palmas canta e dança sua poesia’ em demonstrações de muito preparo e maturidade. 

 

Alunos Premiados

 

Todos os alunos que se apresentaram na categoria ‘Baby’ (1º e 2º ano) receberam medalha e certificado de participação.

 

Os vencedores receberam medalhas de ouro, prata e bronze respectivamente, bem como, certificado de premiação e presente simbólico.

 

 

1º Lugar



Maria Clara Oliveira Campos - Categoria ‘Infantil’ (3º, 4º e 5º ano)

Sara Kauani - Categoria ‘Infantojuvenil’ (6º e 7º ano)

Maísa Sousa - Categoria ‘Juvenil’ (8º e 9º ano)

 


2º Lugar



Camile Vitória Martins – Categoria ‘Infantil’ (3º, 4º e 5º ano)

Enio Lopes - Categoria ‘Infantojuvenil’ (6º e 7º ano)

Estéfani Póvoa de Oliveira – Categoria ‘Juvenil’ (8º e 9º ano)

 


3º Lugar



João Pedro Rocha Roriz - Categoria ‘Infantil’ (3º, 4º e 5º ano)

Maria Eduarda Inácio Gama - Categoria ‘Infantojuvenil’ (6º e 7º ano)

Julia Coelho Rodrigues e Daiane de Sousa - Categoria ‘Juvenil’ (8º e 9º ano) - A banca considerou o empate técnico entre as alunas.