Defesa Civil alerta para possíveis pancadas de chuvas neste fim de semana

Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana

Autor: Redação Sesmu | Publicado em 08 de fevereiro de 2019 às 11:33

Mesmo com a previsão de chuvas, a temperatura promete ser alta

A Defesa Civil de Palmas divulgou nesta sexta-feira, 08, os dados do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) com a previsão climática para o final de semana. De acordo com os dados, podem ocorrer novas pancadas de chuvas, mas a temperatura promete ser alta.

Para esta sexta-feira, 08, a previsão máxima prevista é de 30°C. Já a mínima fica em 22°C e a umidade relativa do ar deve ficar entre 53% a 99%. No sábado, 09, o clima previsto se mantém constante, a temperatura máxima prevista é de 31ºC e a mínima de 22ºC. A umidade relativa do ar deve ficar entre 67% a 97%.

Já no domingo, 10, último dia de descanso do fim de semana, o dia começa com instabilidade. À tarde e à noite a temperatura promete ser elevada, a máxima prevista é 31ºC e a mínima de 22ºC. A umidade relativa do ar deve ficar entre 57% a 93%, e os índices de raios ultravioleta (UV) prometem ser altos.

A gerente de Prevenção e Mitigação de Desastres da Defesa Civil, Flávia Lustosa, conta que com o clima temperado requer cuidados e proteção do cidadão. "É preciso atenção, mesmo podendo ocorrer chuvas, os raios solares estão bastante altos, por isso devemos nos proteger com filtros solares, roupas com proteção UV e bastante consumo de líquidos, como água, água de coco e sucos naturais. No fim de semana, há grande lotação em parques esportivos e clubes e a proteção tem que ser redobrada”, destacou.

O boletim divulgado pela Defesa Civil tem como base dados do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), da empresa Climatempo e do Núcleo Estadual de Meteorologia e Recursos Hídricos do Tocantins.

Texto: Matheus Alcântara (estagiário) – Revisão e postagem: Iara Cruz