Defesa Civil de Palmas alerta para os riscos de acidentes com fogueiras neste período

Secretaria Municipal de Acessibilidade, Mobilidade, Trânsito e Transporte

Autor: Redação Defesa Civil | Publicado em 15 de junho de 2021 às 15:55

É preciso cuidados para que costumes juninos não terminem em graves consequências para o meio ambiente e pessoas

Historicamente, o mês de junho é marcado por mudanças na temperatura devido à intensidade do sol, fortes ventos em alguns períodos do dia e a baixa imunidade do ar. Não bastassem essas características, nesta época do ano também ocorrem algumas tradições juninas, como fazer fogueiras e soltar fogos de artifícios, que podem contribuir para o aumento de focos de queimadas e acidentes, conforme alerta a Defesa Civil de Palmas.

Por conta da pandemia, a realização das grandes festas está suspensa, mas devido algumas pessoas manterem a tradição, é preciso cuidados para que a brincadeira não termine em graves consequências, tanto para equilíbrio dos recursos naturais como para o bem-estar e a saúde humana. De acordo com orientação da Defesa Civil, a fogueira, por exemplo, não deve ser instalada próxima do imóvel ou de áreas verdes, porque nesta época do ano as pancadas de ventos são mais intensas e, sem o devido controle dos responsáveis, a força dos ventos pode favorecer a propagação do fogo nos espaços que compõem o ambiente (veja outras dicas abaixo). 

Em tempos de pandemia da Covid-19, doença que afeta também o sistema respiratório, é preciso ficar atento também, porque a fumaça das fogueiras pode contribuir para o agravamento de problemas respiratórios.

 

Crime

É importante lembrar que o uso do fogo que cause danos à natureza ou a prática ilegal de queimadas, sem autorização prévia dos órgãos reguladores, seja na área urbana ou rural, é considerado crime, de acordo com a Lei Federal N° 9.605, de 12 de fevereiro de 1998. Pessoas pegas praticando atos irregulares estão sujeitas a pagarem multa conforme o tamanho da área degradada. Também podem ter a propriedade interditada e até serem detidas. 

Também é crime soltar balões, bem como fabricar, vender ou transportar o item.

Denúncias podem ser feitas pelo telefone 193 ou 153.

 

Dicas de segurança:

•         Respeitar uma distância mínima de 50 metros da vegetação e do imóvel e não acender fogueiras embaixo ou próximo da rede elétrica;

•         Limpar o local onde será feita a fogueira e colocar areia entre o solo e troncos;

•         Evitar brincadeiras perto de fogueiras;

•         Redobrar o cuidado com as crianças;

•         O manuseio de fogos de artifício deve ser feito por adultos;

•         Sempre utilizar os fogos em local afastado das pessoas, em áreas abertas e sem fiação elétrica.