Defesa Civil Municipal capacita produtores rurais neste sábado, 19

Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana

Autor: Márcio Greick | Publicado em 17 de junho de 2021 às 12:38

Os associados receberão, na forma de empréstimo, equipamentos necessários para o controle do fogo até a chegada da brigada de incêndio

A Prefeitura de Palmas, por meio da Defesa Civil Municipal, capacita neste sábado, 19, a partir das 8 horas, aproximadamente 30 produtores rurais do Projeto de Assentamento (PA) Serra do Taquaruçu. No local, onde a capacitação estará sendo realizada, a Defesa Civil fará o empréstimo de equipamentos aos produtores rurais para combater pequenos focos até a chegada de brigadistas.

Os produtores rurais receberão treinamento sobre o controle do fogo nas propriedades rurais, bem como o uso correto das ferramentas e equipamentos necessários para o combate a incêndios florestais e queimadas como, por exemplo, o uso do abafador e das bombas costais.

Na oportunidade, a equipe da Defesa Civil Municipal levará também a viatura equipada com reservatório de água, para demonstração e treinamento aos produtores.

Empréstimos de equipamentos

Com o intuito de agilizar o combate a incêndios florestais, a Defesa Civil Municipal fará o empréstimo de oito equipamentos à Associação PA Serra do Taquaruçu, que receberá quatro bombas costais e quatro abafadores de controle do fogo para serem usados pelos associados até a chegada da brigada de incêndio.

De acordo com o superintendente da Defesa Civil Municipal, Bruno Maciel, a distância da Capital até o Projeto de Assentamento Serra do Taquaruçu é de aproximadamente 65 km, o que levaria uma hora para a brigada de incêndio chegar ao ponto de apoio. “Com a capacitação os produtores rurais, em caso de queimadas, já podem fazer o controle do fogo com o uso desses equipamentos, até a chegada da nossa brigada”, pontuou.

Bruno Maciel esclareceu ainda que a Associação PA Serra do Taquaruçu, assinará um termo de responsabilidade pela guarda, conservação e devolução dos equipamentos, ao final da temporada.