Defesa Civil Municipal emite boletim com ‘estado de alerta’ de baixa umidade do ar

Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana

Autor: Redação Semus/ Edição: Lorena Karlla | Publicado em 23 de agosto de 2021 às 16:58

Nesta terça, 24, a previsão é que umidade relativa do ar alcance 16%; no período seco é recomendado maior ingestão de líquidos e evitar exposição ao sol

O boletim emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) - Sala de Situação da Defesa Civil Municipal desta segunda-feira, 23, informa o ‘estado de Alerta’, com baixa umidade relativa do ar para Palmas e região, com temperatura mínima de 23º e máxima de 38º, e umidade relativa variando entre 15% e 35%, com bastante sol e poucas nuvens.

Na terça, 24, de acordo com documento, a previsão é de temperatura variando entre 24ºC (mínima) e 38ºC (máxima) e umidade relativa com mínima de 16% e máxima de 35% e índice UV muito alto.

Diante das condições climáticas, a Defesa Civil Municipal recomenda ingestão de bastante líquido, evitar a prática de atividades físicas nas horas mais secas e de exposição ao sol do período mais quente do dia.

Outra recomendação é umidificar o ambiente, já que com a baixa umidade, há risco à saúde como ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz. Recomenda-se uso de vaporizadores, toalhas, recipientes com água e, sempre que possível, permanecer em locais protegidos do sol e usar hidratante para pele.

Incêndios Florestais

Ainda de acordo com a Defesa Civil Municipal, o tempo seco aumenta os riscos de incêndios florestais. Com isso é recomendado à população não fazer fogueiras e também não jogar pontas de cigarros para fora dos veículos.

Aos motoristas que trafegarem por regiões sujeitas a incêndio, a recomendação é de atenção redobrada devido à visibilidade reduzida por causa de focos de fumaça.

Os cidadãos também podem colaborar não colocando fogo em folhas e galhos secos, e principalmente nos terrenos baldios.

Dúvidas poderão ser esclarecidas junto à Defesa Civil através do número 199 (Defesa Civil) e ou 193 (Corpo de Bombeiros).