Defesa Civil replanta 29 áreas atingidas por queimadas em 2022

Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana

Autor: Georgethe Pinheiro | Publicado em 20 de janeiro de 2023 às 05:55

São quase 900 árvores plantadas, trabalho de brigadistas duram ano todo

A natureza está recebendo uma ajuda preciosa desde o início do período chuvoso, em novembro, para recuperar as áreas que foram atingidas por queimadas no ano de 2022. Para isto, a Brigada PrevIncêndio sobre a coordenação da Superintendência de Defesa Civil de Palmas está plantando árvores típicas da flora original, com o intuito de reflorestar e recuperar áreas verdes urbanas e áreas de proteção ambiental atingidas pelo fogo.

As mudas utilizadas no plantio são produzidas no viveiro municipal mantido pela Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA), que é parceira desta ação. Desde novembro até o momento já foram plantadas mais de 860 árvores.

De acordo com informações do superintendente da Defesa Civil, Bruno Maciel Grama, até o momento já foram replantados 29 pontos divididos por todas as regiões, inclusive o distrito de Taquaruçu. Ele acrescentou que o trabalho sobre queimadas em Palmas passa por diversas etapas e que duram o ano inteiro.

“Nós realizamos a sensibilização da comunidade para os riscos de uso do fogo, coordenamos as brigadas de prevenção, controle e combate a incêndios florestais, realizando a prevenção, o combate e a recuperação dessas áreas. Mas o cidadão precisa entender que esta é uma responsabilidade conjunta entre o poder público e a comunidade”, declarou Gama.

No total, foram replantados 29 pontos distribuídos entre o distrito de Taquaruçu e os bairros, Loteamento Nova Flamboyant, Morada do Sol, Morada do Sol I, Jardim Laila, Taquaralto 6ª Etapa, AVSE 20 (AV 202 S) e AVSE 33 (AV 308 S).