Delegados da sociedade civil e do governo municipal são eleitos para Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa

Secretaria Municipal de Políticas Sociais e Igualdade Racial

Autor: Marcio Greick | Publicado em 07 de dezembro de 2018 às 11:05

 Vinte propostas serão encaminhadas a 4ª Conferencia Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa do Tocantins, que está prevista para o mês de junho de 2019

Dois delegados e quatro suplentes, sendo um delegado e dois suplentes representantes da sociedade civil e um delegado e dois suplentes representantes do Governo Municipal, foram eleitos durante a Plenária final das Deliberações da 4ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Palmas, que aconteceu nos dias 05 e 06 de dezembro, no Auditório do Parque da Pessoa Idosa de Palmas Francisco Xavier de Oliveira.

 


Com a presença de aproximadamente 200 idosos na plenária final, foram aprovadas 20 propostas que serão encaminhadas à 4ª Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa  do Tocantins, que está prevista para o mês de junho de 2019. Foram cinco  propostas de cada eixo temático, sendo eles: Direitos Fundamentais na Construção/Efetivação das Políticas Públicas; Educação: assegurando direitos e emancipação humana; Enfrentamento da Violação dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa e como último eixo: Conselhos de Direitos: seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas.

 


Na oportunidade, os idosos presentes avaliaram as propostas levantadas durante as duas pré-conferências realizadas em Palmas e elegeram as que desejam ver encaminhadas para a Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, dentre elas, ações voltadas para o transporte, educação, saúde, mobilidade urbana, criação de uma secretaria municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Palmas, publicização dos descontos concedidos em teatro, cinema, jogos esportivos e entretenimento, formação e qualificação em gerontologia para profissionais que atuam com o envelhecimento, equipe multiprofissional especializada para atender a pessoa idosa.

 


Também foram aprovadas duas moções, sendo uma para a melhoria da manutenção do Parque Municipal da Pessoa Idosa de Palmas, e a outra sobre o atendimento à saúde.

 


De acordo com a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (Comdipi), Simone Fontenelle, a participação efetiva e ativa das pessoas idosas nas pré-conferências realizadas nas regiões Norte e Sul da Capital e na 4ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de palmas com o tema: “Envelhecer no Século XXI e o Papel das  Políticas Públicas” garantiu o sucesso das deliberações.

 


“Os idosos participaram ativamente tanto nas pré-conferências como na 4ª Conferência, pois todos estavam envolvidos do início ao fim para o sucesso do evento”, acrescentando que o objetivo da Conferência foi alcançado, pois os mesmos foram protagonistas dos seus anseios.

 


Delegados que representarão Palmas na 4ª Conferência Estadual  dos Direitos da Pessoa Idosa do Estado do Tocantins no mês de junho de 2019



Maria das Graças Ferreira Fontes - Representante da Sociedade Civil.

 


Allan de Brito Dutra - Representante Governamental do  Município de Palmas