Delícias do festival seguem disponíveis nos estabelecimentos que participaram da competição

Agência de Turismo

Autor: Redação Secom | Publicado em 12 de setembro de 2022 às 15:26

População pode prestigiar a boa comida tocantinense nos restaurantes, bares e feiras da Capital

A mistura de sabores do 16º Festival Gastronômico de Taquaruçi (FGT) chegou ao fim na noite deste domingo, 11, mas o público pode continuar degustando as delícias elaboradas pelos chefs tocantinenses em seus estabelecimentos comerciais. A Prefeitura de Palmas, por meio da Agência Municipal de Turismo (Agtur), reforça que o festival tem essa missão de criar memórias, fortalecer e incentivar a valorização da culinária regional produzida e ofertada ao público nos restaurantes, bares, praças e feiras distribuídas pela Capital e também no distrito.

Nesta edição, os chefs selecionados presentearam o público com 41 pratos, cada um com sua peculiaridade, com a missão de proporcionar ao público momentos agradáveis na companhia de familiares ou amigos. E nem mesmo os minutos de espera nas filas foram suficientes para tirar a empolgação dos palmenses e turistas que aproveitaram as cinco noites do FGT.

Participando pela sexta vez do festival e com o título de bicampeã na categoria ‘Comidinha salgada’, a chef Morgana Lima de Souza disse que o seu empreendimento emprega cerca de 15 trabalhadores. ‘’Agora, com dois títulos seguidos, para nós essa valorização é muito importante, é o reconhecimento de todo trabalho e esforço.’’ A população pode ainda aproveitar o saboroso ‘Pastel Caryocar da Serra’ e outras delícias da pastelaria, empreendimento gerido em família, na Praia da Graciosa, Parque Cesamar, Feira do Bosque, e na  Feira da 304 Sul, nos dias de terças e sextas-feiras.

A chef Fernanda Lopes vencedora na terceira colocação da categoria ‘Prato Doce’, com a sobremesa ‘Mimo do Cerrado' celebrou a vitória, convidando o público a seguir perfil oficial do empreendimento no instagram @mimodocesgourmet_. “Nossa expectativa é seguir atendendo ao público também on-line, por meio dos principais aplicativos de delivery de Palmas’’, destacou.

A proprietária da pousada Casa das Flores e campeã na categoria da ‘Rota Gastronômica’, Kênia Borges, ressaltou que o festival ajuda a consolidar a rota gastronómica, que contempla os empreendimentos localizados no Distrito de Taquaruçu e da zona rural de Taquaruçu Grande. Ela lembrou ainda que os comerciantes seguem durante todo o ano atendendo os palmenses e turistas que desejam saborear e conhecer as delícias do cerrado tocantinenses.

O Festival Gastronômico é uma realização da Prefeitura de Palmas, por meio da Agência de Turismo (Agtur) da Capital e este ano aconteceu de 7 a 11 de setembro.